A campanha Novembro Azul, que reforça a prevenção ao câncer de próstata, está em andamento em todo o Brasil. O urologista Vicente Codagnone Neto, de Florianópolis, comenta que o exame preventivo ainda é necessário para que a doença seja detectada o quanto antes.
Continua depois da publicidade
– O homem deve tomar vários cuidados, como fazer consultas rotineiras com urologista, fazer o check up completo regularmente, realizar exames de próstata de toque o PSA a partir de 45 anos quando tem fatores de risco ou pessoas negras, familiares de primeiro grau que tiveram histórico da doença e a partir dos 50 anos todos os homens.
Detectado através do exame de toque ou de sangue, o câncer próstata tem uma particularidade de não crescer tão rapidamente. Porém, o diagnóstico tardio pode dificultar a chance de cura.
– O câncer de próstata é um câncer indolente, ele cresce devagar, mas o problema é que o diagnóstico muitas vezes é feito quando a pessoa já tem o câncer avançado. Uma cirurgia que poderia ser curativa acaba se tornando um tratamento paliativo.
> Vacinação contra Covid-19 no Brasil deve começar até março de 2021, diz Fiocruz
Continua depois da publicidade
O álcool diretamente não sabemos de nenhum estudo que comprove esse malecífio, mas o cigarro é demonstrado que ele não aumenta a incidência de câncer de próstata, mas pessoas que possuem o câncer de próstata e açao fumantes possuem um tumor mais agressivo