O clicEsportes promoveu na tarde desta quarta-feira, dia 14, uma entrevista online com o médico Georgios Evremidis. O profissional irá comandar oitenta médicos nos Jogos Olímpicos de Atenas, profissionais destinados ao atendimento do público e também da imprensa.

Continua depois da publicidade

A equipe convocada passou por um treinamento em abril para o conhecimento dos hospitais e ambulatórios. De acordo com Evremidis, as principais ocorrências devem ser problemas digestivos e respiratórios, traumatismos, além de intoxicações pelo excesso de calor na Grécia nesta época do ano. Georgios acredita que as temperaturas devem passar dos 40°C.

O medo de atentados terroristas não é identificado em Atenas. Segundo Georgios Evremidis, foram investidos US$ 800 milhões em segurança, mas mesmo assim os profissionais que estarão em contato com o público receberam treinamento específico para essa situação. O atendimento emergencial será feito no local do ocorrido. Os casos mais graves serão deslocados para os hospitais maiores por meio de ambulâncias e helicópteros.

Georgios Evremidis encerrou a entrevista online colocando que as Olimpíadas servirão como divulgação para a Grécia. O mundo estará voltado para lá e os investimentos que foram feitos ficam como patrimônio. Outras quatro cidades gregas foram beneficiadas.

Confira a íntegra da entrevista online:

Continua depois da publicidade

clicesportes fala para Georgios Evremidis: Que tipo de treinamento a equipe de médicos passou para os jogos? Que problemas são esperados?

Georgios Evremidis fala para clicRBS: O treinamento foi o conhecimento das dependências da área médica. Hospitais, ambulatórios. Estive em abril lá e explicaram qual seria a clientela (imprensa, público e, eventualmente, os atletas). Principalmente intoxicações pelo excesso de calor que é muito alto na Grécia nesta época. Problemas digestivos em geral e respiratórios. Traumatismos também.

clicesportes fala para Georgios Evremidis: Há a preocupação dos organizadores dos Jogos Olímpicos com possíveis ataques terroristas? Os médicos receberam alguma recomendação?

Georgios Evremidis fala para clicRBS: Acho que a Grécia não sofre esse risco de atentado. Pela relação boa que existe com países do Oriente Médio.

Continua depois da publicidade

clicesportes fala para Georgios Evremidis: Qual o tamanho da equipe? São pessoas de quantos países?

clicRBS fala para todos: Você está participando da entrevista online com o coordenador de equipe de médicos voluntários na Olimpíada de Atenas, Georgios Evremidis

Georgios Evremidis fala para clicRBS: Contudo, houve treinamento específico para esse tipo de situação. O atendimento emergencial será feito no local. Os mais graves serão deslocados para os hospitais maiores. De ambulância e helicóptero.

Simone fala para todos: Como tu entrou para a equipe?

clicesportes fala para Georgios Evremidis: Mesmo com uma relação boa entre Grécia e Oriente Médio, a presença de norte-americanos não pode causar algum acontecimento negativo?

Georgios Evremidis fala para clicRBS: A equipe que eu vou coordenar é de 80 pessoas. São gregos que moram nos EUA, Canadá e Austrália, principalmente.

Continua depois da publicidade

Georgios Evremidis fala para clicRBS: Pode, mas espero que não ocorra nada neste sentido. Houve um investimento de US$ 800 milhões com segurança.

clicesportes fala para Georgios Evremidis: Que experiências anteriores você teve em eventos como a Olimpíada?

Georgios Evremidis fala para clicRBS: Câmeras filmadoras em pontos estratégicos, por exemplo.

Georgios Evremidis fala para clicRBS: Não. Essa é a primeira vez que pariticipo de um evento como a Olimpíada. Na década de 70, trabalhei por dois anos em tarumã.

clicesportes fala para Georgios Evremidis: Quais as ocorrências mais comuns atendidas pelos médicos em eventos desse porte?

Continua depois da publicidade

Georgios Evremidis fala para clicRBS: Acidentes de trânsito, principalmente, e problemas traumatológicos.

clicesportes fala para Georgios Evremidis: Os médicos são submetidos a algum teste para serem aceitos nos Jogos?

lwc fala para todos: Os voluntários terão alguma folga para acompanhar eventos dos Jogos?

Georgios Evremidis fala para clicRBS: O currículo. No ano passado, houve uma seleção na Grécia. os candidatos preenchima uma ficha e depois esperavam o re3torno por e-mail.

clicesportes fala para Georgios Evremidis: Na sua opinião, os Jogos Olímpicos de Atenas trarão que benefício para a cidade grega?

Continua depois da publicidade

Georgios Evremidis fala para lwc: Só um dia por semana. Nossa carga horário será de 16h diárias. Das 8h às 12h.

clicesportes fala para Georgios Evremidis: Os médicos que trabalham nos Jogos recebem alguma gratificação?

Georgios Evremidis fala para todos: Em primeiro lugar, a divulgação da Grécia. O mundo estará voltado para lá. E os investimentos que foram feitos ficam como patrimônio. Além de Atenas, mais quatro cidades foram beneficiadas.

clicesportes fala para Georgios Evremidis: Em sua passagem por Atenas em abril, o senhor constatou atraso na obras para os Jogos?

Continua depois da publicidade

LPessoto pergunta para Georgios Evremidis: A conquista do Euro 2004 elevou o moral grego de um modo geral para a Olimpíada ?

Georgios Evremidis fala para todos: Não há gratificação para os médicos voluntários. Só os médicos coordenadores. Esses podem ter a passagem reembolsada e terão um carro à disposição. Os demais terão apenas transportes, alimentação e estadia.

Georgios Evremidis fala para todos: Havia um certo atraso, sim. Mas o governo grego e a Comunidade Européia se uniram e tudo estará pronto até os jogos.

clicesportes fala para Georgios Evremidis: Os gregos aprovaram a realização dos Jogos em Atenas?

tchuka pergunta para Georgios Evremidis: os domfelicianenses desejam ao Sr. Dr.Georgios uma boa estada em sua terra natal, e que se nos não temos um atleta representando a cidade de Dom Feliciano nas Olimpíadas, nos orgulhamos de termos o médico que a mais de 30 anos adotou dom feliciano como sua terra natal

Continua depois da publicidade

Georgios Evremidis fala para LPessoto: Com certeza. A conquista da Eurocopa veio na hora certa. Empolgou a comunidade e os voluntários!

Georgios Evremidis fala para todos: Em sua maioria aprovaram. é claro que em uma comunidade sempre há opiniões contra, em função de gastos públicos. Mas o retorno é mairo do que os gastos. Com televisionamento, turismo.

clicesportes fala para Georgios Evremidis: Os equipamentos e médicos à disposição serão suficientes para o atendimento a todo o público?

clicesportes fala para Georgios Evremidis: Como o senhor classifica essa experiência de participar de um evento tão importante do esporte mundial?

Continua depois da publicidade

Georgios Evremidis fala para todos: Serão sim. São 800 médicos ao todo. E teremos todo equipamento de primeiros socorros nos estádios.

lwc fala para Georgios Evremidis: Existem mais voluntários aqui do Brasil?

Georgios Evremidis fala para todos: Acho uma oportunidade ímpar. Me sinto orgulhoso mesmo em poder participar e contribuir com o esporte. Da minha partepretendo dar o máximo para o sucesso das Olimpíadas.

Georgios Evremidis fala para todos: Aqui do rio grande do sul sou o único. No resto do país, eu não sei. Se que há um tradutor e pecpcionista de São Paulo, onde a colônia grega é maior.

clicesportes fala para Georgios Evremidis: O calor nesta época do ano na Grécia pode acentuar as ocorrências médicas?

Continua depois da publicidade

Georgios Evremidis fala para todos: Com certeza o calor é uma grande preocupação. Pessoa vindas de partes frias do mundo não estão acostumadas com temperaturas de mais de 40ºC. Em 2000, estive lá e vi chegar a 46ºC.