O pediatra Cassiano Cubas Machado encontrou uma forma divertida de atender aos pequenos pacientes que chegam no pronto-socorro do Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. Ele aderiu a figurinos de super-heróis e de personagens de desenho animado como uniforme e trouxe mais leveza para os momentos que costumam não ser tão tranquilos para as crianças. No último plantão, era “Goku” na ativa.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp
Cassiano é médico há 16 anos e metade deles no hospital litorâneo. Ainda na residência, teve a ideia de colocar adereços por cima do jaleco branco. Com o tempo, a iniciativa foi se aperfeiçoando, até chegar às fantasias feitas sob medida, com material específico para ambiente hospitalar. Hoje já são 33 figurinos, que vão desde Chapolin, Capitão América até o icônico Chaves.
— O atendimento das crianças é muito mais fácil dessa forma. Além da interação prévia ao exame físico, a criança passa a ter uma relação mais afetiva com o médico. É nitidamente perceptível a diferença entre fazer o atendimento com e sem a roupa de personagem — afirma o pediatra.
O plantão do médico no hospital ocorre a cada 15 dias, atendendo crianças que muitas vezes ficam aliviadas ao encontrar um personagem querido na hora da consulta. Mas quem também sente alívio com o gesto de carinho do médico são os pais, como conta a mãe de Nathan, de 11 anos.
Continua depois da publicidade
— Nós amamos o atendimento feito dessa forma — afirmou Fernanda Martinez.
Leia mais
Hang mobiliza empresários por reforma de hospital em Brusque e arrecada R$ 2,5 milhões
Prédio que já foi símbolo do setor tecnológico de Blumenau está à venda por R$ 15 milhões