A rotina, dia após dia, costuma ser cansativa e estressante. E quando ela é pautada nos desafios da medicina, que não aceita erros ou dúvidas, tudo fica ainda mais exaustivo. Mas o médico Sérgio Canfield encontrou uma maneira de canalizar a pressão do cotidiano e relaxar a mente dando formas aos pensamentos através da sua arte.

Continua depois da publicidade

Autodidata, ele se dedica às telas, não-objetos, esculturas e instalações, fotoartes, vídeos e outras manifestações artísticas desde a adolescência. Inspirado pelo comportamento humano, tem cerca de cinco mil peças em seu acervo, em Jaraguá do Sul, e, agora, prepara uma exposição especial no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville. Com curadoria de Edson Busch Machado, a mostra Veritas conta com mais de 150 trabalhos e será aberta, oficialmente, neste sábado, 17, às 10h.

Segundo Canfield, receber o convite para expor as obras no Instituto Internacional Juarez Machado, foi uma honra cercada de responsabilidade.

– É um dos espaços das artes plásticas mais nobres do Sul do país – destaca, ressaltando também que por lá já passaram obras de artistas renomados como Miró e Schwanke, o que aumenta ainda mais as expectativas com relação ao evento.

Interessado e envolvido pelas diversas expressões artísticas desde muito cedo, Canfield encontra nelas uma forma de lidar com as pressões do seu dia a dia.

Continua depois da publicidade

– Como médico não posso errar nunca, já na arte, pelo contrário, procuro o erro para chegar ao acaso – explica.

Aberta à visitação pública, a exposição Veritas permanece no Instituto Internacional Juarez Machado até o dia 1º de novembro. O espaço funciona das 10h às 18h30, de terça-feira à sábado, e, nos domingos e feriados, das 15h às 18h30. Informações: (47) 3033-3036

Leia outras notícias de Joinville e região.