O cenário atual do coronavírus em Santa Catarina avalisa a retomada do Campeonato Estadual no dia 8 de julho, conforme anunciado pela Federação Catarinense de Futebol. A avaliação é do médico do Avaí, Luis Fernando Funchal:
Continua depois da publicidade
– A volta no dia 8 é tranquila, pelo que temos acompanhado de dados oficiais do Estado e do município. Hoje, frente aos dados que temos, é uma data aceitável.
Funchal ressalva que a situação exige monitoramento constante:
– Ocorrendo qualquer mudança, é natural ter uma modificação. Não dá para falar no Brasil, um país continental, em que há difrenças claras, mas em Santa Catarina a matriz de risco está controlada e mostra sinais até de redução de contágio. Credito muito isso às medidas que o governo tomou e que os municpipoios tomaram e à própria população em si. Nosso Estado está de parabéns nesse sentido. O momento (de retomada do campeonato) vai ser certo se as curvas epiodemiológicas continuarem onde estão.
Assim, o Avaí a partir de agora deve focar em preparar o time para as quartas de final contra a Chapecoense. Os jogos estão marcados para 8 de julho (quarta-feira), às 21h30, em Chapecó, e 12 de julho (domingo), às 16h, na Ressacada.
Continua depois da publicidade
A decisão da Federação Catarinense de Futebol de marcar datas para a retomada do estadual foi tomada com base na regulação do Governo do Estado. O poder executivo catarinense determinou que os eventos estão suspensos até o dia 5 de julho. Após a data, caberá às prefeituras, com base na situação de cada região, a autorização para a realização das partidas.