O Rio Grande do Sul abriu 2 mil vagas em concurso para policial militar. São Paulo, até há alguns anos, tinha 100 mil PMs e em 2012 já eram 140 mil – e este número já deve ter aumentado. Outros Estados devem estar fazendo o mesmo. Por quê? Porque o crime aumenta. E por que o crime aumenta? Porque os criminosos ficam soltos e livres para matar e assaltar, porque a Justiça não deixa presos os criminosos. E por quê? Porque os presídios estão superlotados. A maior fonte de criminosos vem da miséria das favelas ou de outros locais. Também surgem criminosos nas classes mais ricas, mas é pouco em comparação.
Continua depois da publicidade
Enquanto as altas autoridades mandam relaxar as prisões, também aumenta a quantidade de crianças entrando em ação em práticas criminosas. Juntando-se os criminosos destas origens com os que não são presos realmente, há muito mais trabalho para as organizações policiais, que por isso vão aumentando seu efetivo, seus veículos terrestres e aéreos, seus gastos, sem melhorar em nada.
Na região metropolitana de São Paulo, durante certo tempo foram incendiados 180 ônibus e presos mais de 250 incendiários, sendo 200 libertados na hora e 47 presos por alguns dias e liberados pela Justiça. Em 2013, em dezembro, a TV mostrou um assaltante batendo em uma pequena empresária sem piedade. Foi preso e logo libertado pela Justiça. Isso se repetiu quatro vezes com o mesmo criminoso roubando e batendo nas suas vítimas – então quatro vezes a Justiça o liberou. E o mesmo bandido está livre para assaltar e roubar, ser preso pela polícia e liberado pelo juiz.
Deve haver prisão com educação. Nossos governantes esperam o quê? Que o número de criminosos aumente cada vez mais? Prender e educar deve ser o lema.
Continua depois da publicidade