Após passar por uma segunda cirurgia na manhã desta quinta-feira (12) para evitar sangramento na cabeça, Lula está “acordado e conversando”, informou o médico Roberto Kalil. O procedimento começou por volta das 7h10min e durou em torno de uma hora. O presidente, de 79 anos, segue internado na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Com informações do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
“O procedimento acabou de acabar, foi com sucesso, [a gente] conseguiu embolizar aquela artéria. (…) O presidente está acordado e conversando”, disse Roberto Kalil. A equipe médica fará um pronunciamento sobre o estado de saúde do presidente às 10h desta quinta-feira.
Lula passou por um procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média), parte do protocolo pós-cirurgico, considerada de baixo risco, relativamente simples, como explicou o médico:
“Já estava sendo discutido como complemento. Esse tipo de embolização é um tipo de cateterismo. Ele vai embolizar a artéria meníngea porque, quando você drena o hematoma, existe uma pequena possibilidade de, no futuro, as pequenas artérias da meninge ainda causarem um pequeno sangramento”.
Continua depois da publicidade
O procedimento tem como objetivo evitar um possível novo sangramento.
Linha do tempo: da queda no banheiro à hemorragia
Leia mais
Craniotomia ou trepanação: médicos explicam mudança em procedimento de Lula após hemorragia
O que é embolização das artérias meníngeas, novo procedimento na cabeça de Lula