Em vez de remediar, prevenir. Com esse foco e com a ideia de que cada um é responsável pela sua saúde, grupos de medicina preventiva se encontram regularmente em Blumenau e já consolidaram trabalhos contra doenças e também de orientação à comunidade. Emagrecimento saudável, como lidar com a gestação e cuidados com a diabetes estão entre as centenas de opções na cidade. São ideias colocadas em prática que partem tanto do poder público quanto da iniciativa privada.
Continua depois da publicidade
Com 57 mil novos casos diagnosticados todos os anos, o câncer de mama é tema abordado em um desses grupos, organizado pela Unimed. Mulheres podem, além de buscar prevenção, esclarecer dúvidas e interagir com outras que já lidaram com a doença.
– Com esse programa nós conseguimos diagnosticar mais rapidamente o câncer e, como consequência, tratá-lo logo no começo. Quem faz prevenção evita doenças e melhora a qualidade de vida – explica a médica Iananda Barbieri Ortiz, responsável pelas ações de medicina preventiva da Unimed Blumenau.
Por determinação da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), o município obrigatoriamente precisa desenvolver ações que envolvam a comunidade. Em unidades de saúde em Blumenau são 260 grupos que se reúnem, tanto em ambulatórios gerais, quanto nos centros de Estratégia de Saúde da Família (ESFs).
Continua depois da publicidade
– Ao mesmo tempo em que nós promovemos saúde, estamos prevenindo doenças e fazendo com que a pessoa fique saudável. Essa é a importância de se buscar os grupos que atuam na cidade – explica a diretora de ações em saúde da prefeitura, Andréa da Silva.
Cada grupo tem o seu foco e a sua abordagem específica e esses encontros não necessariamente envolvem doenças, mas também comportamentos saudáveis, segundo a coordenadora de saúde do Sesc em Blumenau, Talita Cristiane Sutter. Como perder peso de uma forma que não traga tantos impactos no organismo é uma dessas opções. Equipes multidisciplinares trabalham com quem tem interesse em emagrecer para orientar e, até mesmo, fazer um acompanhamento mais rígido.
– Nesse grupo de emagrecimento um dos nossos principais objetivos é evitar que a própria pessoa faça uma sabotagem na sua rotina. Por isso o trabalho conjunto entre uma nutricionista e uma psicóloga é essencial – afirma Talita.
Continua depois da publicidade
O professor e doutor em psicologia, Carlos Nunes, explica que na visão do Estado, prevenir é até mesmo mais barato que remediar. Segundo ele o exemplo é fácil de entender: R$ 1 investido em prevenção corresponde a até R$ 7 que deixam de ser gastos em tratamentos.
– Pessoas que adotam estilos de vida saudáveis vivem mais, são mais produtivos, faltam menos ao trabalho e usam menos as unidades de saúde. Oitenta por cento dos internados em leitos de UTIs teriam evitado problemas se tivessem mudado seus hábitos – explica Nunes.
Disciplina oriental para combater a depressão
Um dos grupos, que se encontra semanalmente no Ambulatório Geral da Escola Agrícola, tem o Chi Kung como foco. A prática, de origem chinesa, tem o objetivo de equilibrar corpo, mente e espírito. Sérgio José Machado, um dos envolvidos, conta que conseguiu aprender a lidar com problemas pessoais, como depressão e síndrome do pânico, graças ao projeto.
Continua depois da publicidade
O Chi Kung, baseado na medicina tradicional chinesa, é uma das opções. Foto: Patrick Rodrigues / Agência RBS
– O Chi Kung me deu forças para enfrentar as crises e superar os meus problemas -conta.
A aulas acontecem todas as quintas-feiras, às 17h30min, e são abertas à comunidade de forma gratuita.
Informação é prevenção
Veja nove das mais de 30 ações desenvolvidas em Blumenau
Reeducação alimentar
No ESF Haroldo Ewald (Itoupavazinha), Jackson Carl e Gustavo Froelich (Itoupava Central)
Discute métodos para as pessoas utilizarem na reeducação alimentar buscando uma vida saudável, discutindo o por quê de determinados alimentos serem mais importantes e fazendo um acompanhamento de cada pessoa.
Continua depois da publicidade
Hipertensos
Em todos os ESFs do município
Orientações a hipertensos, com dicas sobre alimentação e o que fazer em momentos de crise hipertensa.
Mulheres
Nos ambulatórios gerais da Velha e Escola Agrícola
Discute aspectos vinculados à saúde física e mental da mulher.
Gestantes
Em todos os ESFs, no AG da Escola Agrícola, Unimed e Sesc Blumenau
Ajuda gestantes e casais durante o pré-natal a se prepararem para a chegada de um bebê.
Emagrecimento Saudável
No Sesc Blumenau, na Rua Amadeu da Luz, 165, Centro
Orienta pessoas a perderem peso sem dietas malucas e com foco na disciplina alimentar.
Chi Kung
No AG da Escola Agrícola
Trabalha exercícios baseados na Medicina Tradicional Chinesa e na respiração para recuperar e manter a saúde do corpo e da mente.
Diabéticos
Em todos os ESFs do município e no AG da Escola Agrícola
Debate atenções especiais, inclusive com a alimentação, para diminuir a chance de crises. Acompanhamento de níveis de glicemia, peso e altura, além de dinâmicas de grupo estão entre as ações envolvidas.
Continua depois da publicidade
Antitabagismo
Nos ambulatórios gerais da Velha, Itoupava Central e Escola Agrícola e nos ESFs Gustavo Froelich Barroso e Jackson Carl (Itoupava Central)
Apoia pessoas que tentam deixar de fumar, trazendo exemplos de problemas causados pelo fumo e discutindo o aspecto emocional como fator motivador para os envolvidos.
Câncer de Mama
Na Unimed Blumenau
Grupo para beneficiárias que trata sobre métodos preventivos ao câncer de mama e formas de tratá-lo o mais rápido possível. Envolve mulheres que tiveram a doença e aquelas que têm histórico familiar para agilizar o diagnóstico e facilitar o tratamento.
Continua depois da publicidade