A partir de agora, pacientes de Guaramirim que recebem medicamentos de alto custo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não precisam mais ir a Jaraguá do Sul para buscar os remédios. Desde segunda-feira, podem retirá-los no próprio município. Atualmente, 270 guaramienses utilizam o serviço da farmácia.

Continua depois da publicidade

O secretário de Saúde de Guaramirim, Jair Tomelin, explica que a implementação da farmácia de alto custo faz parte de um projeto da Secretaria Estadual de Saúde. O objetivo é decentralizar a distribuição de medicamentos e de serviços de saúde.

– Jaraguá do Sul atendia mais quatro cidades da região: Guaramirim, Corupá, Schroeder e Massaranduba. Agora, cada município ficará responsável pela sua distribuição de medicamentos – destaca Tomelin.

Segundo Tomelin, os medicamentos, pagos pelo Estado, podem custar mais de R$ 1 mil. Um exemplo é o valor dos medicamentos para pessoas que fizeram transplantes: uma caixa para 30 dias custa R$ 10 mil.

Continua depois da publicidade

A farmacêutica Luciana Jezur explica que, para a pessoa ter acesso aos remédios, é preciso ser aprovada em um processo judicial. Uma comissão em Florianópolis irá avaliar os exames, o laudo médico e outras exigências para conceder a medicação.

A farmácia funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas até as 17 horas. Ela fica junto à Secretaria de Saúde. Outras informações pelo telefone (47) 3373-6255.

Secretaria estão se organizando

Em Corupá, os medicamentos de alto custo começaram a serem distribuídos na semana passada. O atendimento será realizado junto com a farmácia básica. Outras informações pelo telefone (47) 3372-1234.

Continua depois da publicidade

Em Schroeder, a distribuição deve começar no fim da semana, também pela farmácia básica. O telefone de contato é (47) 3374-6409.

Massaranduba também iniciou a distribuição dos medicamento de alto custo na farmácia básica. O telefone contato é (47) 3379-1568.