Santa Catarina recebeu nesta segunda-feira (14) um remédio que impede que a Covid-19 se agrave em pacientes idosos ou maiores de 18 anos com comorbidades positivados. O medicamento se chama Paxlovid e, segundo a Secretaria de Saúde do Estado, trata-se de uma combinação dos remédios Nirmatrelvir/Ritonavir (NMV/r). Ele é o primeiro medicamento disponível no SUS para tratamento ambulatorial para Covid-19.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
De acordo com a Secretaria, o Ministério da Saúde enviou doses do remédio suficientes para 1.545 tratamentos. Só é possível ter acesso ao remédio quando o paciente possuir prescrição médica e for fornecida pelo SUS. O Paxlovid deve ser administrado até o 5º dia de início dos sintomas. Isso porque a intenção do tratamento é evitar a evolução da doença nos grupos de maior risco, que mesmo vacinados, possuem mais risco de evoluir para quadros graves da doença.
SC tem aumento de 76% nos casos de Covid-19 em 13 dias
Quem pode receber o medicamento
- Grupo 1: Indivíduo a partir dos 18 anos com imunossupressão de alto grau ou indivíduo com idade igual ou maior que 75 anos, independentemente de comorbidade;
- Grupo 2: Indivíduo a partir dos 65 anos, com pelo menos duas comorbidades;
- Grupo 3: Indivíduo a partir dos 65 anos, com apenas uma comorbidade;
- Grupo 4: Indivíduo a partir 65 anos, sem comorbidades;
- Grupo 5: Indivíduo com imunossupressão de baixo grau, a partir dos 18 anos.
Continua depois da publicidade
Para o paciente ter acesso ao medicamento, ele precisa ser avaliado em uma unidade de saúde, como Postos de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e Hospitais. Se o médico entender que o paciente se enquadra nos requisitos exigidos, o profissional deverá preencher formulário com a solicitação apresentando o exame positivo para a Covid-19 – o autoteste não é válido – e as comprovações de que se enquadra nos critérios indicados. Ainda conforme a secretaria, o tratamento não é indicado para gestantes. Para as lactantes a orientação é de interrupção da amamentação durante o tratamento.
Covid-19: Santa Catarina confirma primeiros casos de subvariante da Ômicron
O Paxlovid foi aprovado para tratamento da Covid pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), em março deste ano. O medicamento é retroviral, de uso oral, e deve ser administrado por cinco dias, em adultos que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para Covid-19 grave.
Leia também
Vacinação contra a Covid em bebês de SC terá início nesta semana
Casos de síndrome respiratória grave estão em alta em três regiões de SC, aponta Fiocruz