Uma recepção simples, mas cheia de esperança. A chegada da nova médica ao posto de saúde do Bairro Cidade Nova, em Itajaí, promete diminuir a sobrecarga de trabalho das duas equipes que atendem a região. Maria Teresa de Oliveira Varela é uma das profissionais do Programa Mais Médicos que vai atuar em Itajaí e deve iniciar os atendimentos na próxima segunda-feira.
Continua depois da publicidade
O português é praticamente impecável, mas dá para sentir um certo sotaque castelhano. Maria é natural de Florianópolis e desde os quatro anos mora no Uruguai, onde se formou em 2012. Ela chega com a experiência de ter trabalhado no sistema de saúde daquele país.
– Sempre tive a vontade de trabalhar no Brasil e essa oportunidade veio em boa hora – conta Maria Teresa, que faz especialização em medicina estética em Buenos Aires.
A escolha por Itajaí teve uma indicação do pai, que também é médico e já clinicou em Santa Catarina. Maria Teresa diz que, desde que soube que viria para cá, já começou a receber o contato da Secretaria da Saúde.
– Fiquei muito feliz com a recepção, estou me sentindo muito bem. Não conhecia nada na cidade, mas tenho certeza que fiz a escolha certa – comenta.
Continua depois da publicidade
A médica vai atuar no Programa de Saúde da Família e vai formar a terceira equipe que vai atender as comunidades do Cidade Nova 1 e do Promorar 2. A intenção é que cada médico fique responsável por no máximo 4 mil pessoas.
A profissional também chega em uma unidade recém-inaugurada e que vem funcionando há dois meses. Ela já recebeu a certificação do Conselho Regional de Medicina (CRM), mas só vai atender a partir de segunda-feira. Nesta semana, ela vai conhecer a equipe, o bairro e toda a estrutura da secretaria.
O outro médico do programa que vai trabalhar em Itajaí é Cláudio Lemos Simosono. O brasileiro, que se formou na Espanha, vai atuar no posto de saúde do Jardim Esperança, no Bairro Cordeiros. Ele também se apresentou ontem no novo local de trabalho.
Penha também já recebeu reforço
Em Penha, um dos médicos brasileiros, esperado para o dia 16 de setembro, chegou nesta terça-feira e reforçou a unidade básica de saúde de Mariscal, em Penha. Fagner Natt irá prestar atendimento diário de oito horas. Mais três profissionais que vão atuar na cidade ainda estão com problemas na documentação, um deles é a espanhola Maria Del Rocio Ruz Ramirez, esperada para começar ontem.
Continua depois da publicidade
– Vamos suprir algumas carências médicas e incrementar nosso atendimento à população. Esperamos que os novos médicos realizem cerca de 3 mil atendimentos ao mês – afirmou o secretário de Saúde, Cleiby Darossi.
Além de Natt, Maria Del Rocio (Espanha), Julieta Rodriguez (Espanha) e Vinícius Bareta (brasileiro graduado na Argentina) também irão atuar em Penha.
– Houve um atraso para liberação dos documentos profissionais dos demais médicos e por isso só eles começarão na sexta-feira – explica o prefeito, Evandro dos Navegantes. Além do Mariscal, os médicos irão complementar os atendimentos nas UBS do Gravatá, Armação e Centro por 40 horas semanais.
Os novos profissionais irão complementar o quadro do Programa Saúde da Família (PSF), elevando para 11 o número de médicos do programa e para 30 em toda rede municipal.
Continua depois da publicidade