Quem nunca fez uma tatuagem de henna na praia? Comuns no verão, sobretudo no período de Carnaval, essas tattoos parecem inofensivas, mas não são. Vendidas como ideais para quem tem receio de realizar desenhos definitivos pelo corpo e realizadas até em crianças, elas podem provocar queimaduras severas, conforme adverte a dermatologista Larissa Oliveira.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp 

— A henna, um corante usado em diferentes culturas, é uma pasta feita da moagem de folhas secas da árvore de henna. Geralmente, tem cor marrom ou marrom-alaranjada — explica a média, integrante da clínica Les Peaux. De acordo com a especialista, a tradicional é considerada segura: a cor é temporária e causa poucas alergias.

— No entanto, a henna preta pode conter uma substância química chamada para-fenilenodiamina (PPD). Ela, por sua vez, pode causar reações severas, como queimaduras de segundo grau, caracterizadas pela presença de bolhas — elucida.

O que é insolação, quais os sintomas e como prevenir

Continua depois da publicidade

Os efeitos colaterais surgem, em média, de sete a dez dias após a aplicação, segundo a dermatologista. Ela ressalta que outras substâncias, a exemplo de tolueno e benzeno, também podem sensibilizar a pele, provocando ardência, dor, queimação e manchas.

Leia mais em Metrópoles, parceiro do NSC Total.

Veja também

SC atinge índice de alerta extremo para radiação ultravioleta, e especialistas orientam cuidados

Sacode NSC: Programas especiais mostram o melhor do Carnaval de rua em SC