O tratamento mais eficaz para reduzir ou acabar com os pelos é a depilação a laser, que pode ser feita em quase todo o corpo. Um aparelho dispara o pulso de laser, em seguida os fótons de energia são absorvidos pela melanina que existe no pelo. O calor absorvido é liberado pela haste do pelo, causando uma destruição térmica das estruturas do folículo.
Continua depois da publicidade
O número de sessões vai depender de fatores como espessura e cor do pelo, portanto, quanto mais escuro e grosso ele for, melhor é o resultado.
O tratamento é indicado principalmente para pessoas que sofrem com os pelos encravados (pseudofoliculite) no rosto, pernas e na virilha, locais que ficam facilmente manchados após o uso constante de lâmina ou cera quente.
Algumas pessoas sentem dor durante o procedimento, mas hoje em dia o dermatologista pode aplicar no paciente pomadas anestésicas e jatos de ar frio para aliviar a sensação de dor.
O procedimento, apesar de conseguir em média a redução de 80% dos pelos do corpo, pode causar reações como irritações e coceira. Se a técnica for aplicada por um profissional não qualificado podem ocorrer queimaduras na pele.
Continua depois da publicidade
O tratamento também não pode ser chamado de definitivo porque não destrói as células totipotenciais. Este tipo de células pode gerar novos pelos durante alterações hormonais (gravidez) ou quando é feito uso de medicamentos que estimulam o crescimento.