A média móvel de novos casos de coronavírus em Blumenau— total da última semana, dividido por sete — passou da marca de 100 pela primeira vez em mais de dois meses. Em ascensão, o indicador chegou a estar em 39,4 há duas semanas (confira no gráfico abaixo), porém o avanço da pandemia na cidade fez com que chegasse a 101 neste domingo (25), conforme dados da Secretaria de Saúde.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
Entre quarta (21) e sábado (24), foram quatro dias seguidos com mais de cem testes positivos da Covid-19 em blumenauenses. Foi a primeira vez que isso ocorreu desde o início de agosto, quando a cidade vivia o momento mais delicado até então, com dezenas de mortes relacionadas ao novo coronavírus. Hoje, o município soma 159 óbitos e vê o cenário ser tratado como “preocupante” por especialistas.
Os números do coronavírus em Blumenau neste fim de outubro se assemelham aos do fim de junho, quando a pandemia acelerou na cidade. Quatro meses atrás, foram necessários 11 dias para que a média móvel de novos casos passasse da casa dos 40 para uma centena. Neste mês, foram precisos 14 dias para que isso ocorresse.
> Casos ativos de coronavírus dobram em Blumenau em três semanas e situação volta a preocupar
Continua depois da publicidade
Além disso, assim como em junho, neste mês de outubro não há uma grande quantidade de mortes confirmadas, o que pode dar a falsa sensação de segurança quanto ao cenário. Os números de 120 dias atrás, porém, mostram que o momento sensível da pandemia se iniciou justamente um mês após a aceleração de casos — em julho —, com aumento das internações em UTI e, como consequência, de mortes.
Na última semana, o Santa questionou a infectologista Sabrina Sabino sobre a situação do coronavírus em Blumenau. A especialista aponta que os números são reflexo do comportamento da população ao achar que “está tudo bem”.
— Não está tudo bem, infelizmente. Não sei quem decretou o final da pandemia, mas ela não acabou ainda. Foram tantas ações por parte dos governantes, de profissionais de saúde, e pessoas que trabalharam como nunca para ver a população bem, para que tivéssemos logo o tal novo normal. Mas sinto que estamos dando um passo para trás.
Coronavírus em Blumenau
Blumenau soma 14.653 casos do novo coronavírus, com 13.866 pacientes considerados curados e 628 ainda em tratamento. São 159 mortes relacionadas à Covid-19 na cidade, com uma taxa de letalidade de 1,09%. A ocupação de UTIs nos hospitais do município está em 17%, conforme últimos dados publicados pela prefeitura.
Continua depois da publicidade