Na primeira rodada da Copa do Mundo da África do Sul, o sistema defensivo das equipes prevaleceu. O mais importante era não levar gols e isso ficou bem claro na baixíssima média de 1,56 gols nos primeiros 16 jogos, que somou 25 jabulanis na rede.

Continua depois da publicidade

Nas 16 partidas seguintes, os times partiram mais para o ataque visando encaminhar a classificação. Ao todo, foram 42 gols, o que representou uma média de 2,62 por partida.

Se a primeira rodada teve apenas uma goleada (Alemanha 4×0 Austrália), a segunda teve três. O grande destaque foi Portugal 7×0 Coreia do Norte – partida que ajudou consideravelmente a aumentar a média. Os outros dois jogos foram: África do Sul 0x3 Uruguai e Argentina 4×1 Coreia do Sul.

Foto: Vincenzo Pinto, AFP

Mesmo com o aumento de gols, a média nesta Copa segue baixíssima: 2,09 gols (no somatório de 32 jogos). Para se ter uma idéia, o Mundial com a menor média foi o de 1990, com 2,21 por partida.

Continua depois da publicidade

Somente três seleções ainda não balançaram as redes: França, Honduras e Argélia. Com a super goleada, Portugal é o time que mais marcou (7).

O artilheiro da competição é o argentino Higuaín, com três gols. Depois de passar em branco contra a Nigéria e ter a titularidade contestada, o atacante do Real Madrid marcou três vezes contra a Coreia do Sul.

Foto: Pedro Ugarte, AFP