Felipe Kitadai e Mayra Aguiar, medalhistas de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, serão recebidos com festa em Porto Alegre na próxima terça-feira. Os dois judocas da Sogipa desembarcam no aeroporto Salgado Filho às 10h e farão desfile em carro aberto pela cidade.
Continua depois da publicidade
O trajeto ainda não foi divulgado, mas o técnico Antônio Carlos Pereira informou que antes de receberem homenagens no clube a dupla deve ser recebida pelo governador Tarso Genro no Palácio Piratini. Após o encontro, Mayra e Kitadai seguem para a Sogipa, onde uma coletiva de impressa deve ocorrer por volta das 11h30min.
No clube em cerimônia aberta ao público, eles e Maria Portela, judoca gaúcha da delegação brasileira em Londres, receberão homenagens e deixarão seus registros no memorial olímpico da sociedade.
_ Enviamos três atletas e voltamos com duas medalhas! É uma emoção muito grande. Principalmente o Kitadai. Ele era 16º no ranking e conseguiu vencer _ comemora o técnico.
O judoca derrotou o italiano Elio Verde. Ele conquistou a medalha de bronze na categoria ligeiro (até 60 kg). A vitória veio no dia do aniversário de Kitadai. Com isso, o brasileiro protagonizou uma das histórias mais inusitadas da Olimpíada: sua medalha precisou ser trocada porque ele quebrou o objeto quando tomava banho. Ela escorregou da sua mão e acabou caindo no chão.
Continua depois da publicidade
Já Mayra Aguiar levou o bronze contra a holandesa Marhinde Verkerk na categoria até 78kg . Com um ippon, ela definiu o combate e suportou as dores da luta anterior para garantir a vitória um dia antes de completar 21 anos.
A delegação brasileira saiu de londres com quatro medalhas no judô: três de bronze (Mayra, Kitadai e Rafael Silva) e uma de ouro (Sarah Menezes). Com estas conquistas, o esporte ultrapassou a vela e se transformou na modalidade que mais rendeu medalhas ao Brasil, somando 19 no total.