A tradição que comemora o dia de Santo Antônio, nesta segunda-feira (13), diz que quem achar a medalha do santo em um pedaço de bolo pode estar a um passo do casamento ou de alcançar alguma graça. Em Florianópolis, os apaixonados podem tentar a sorte de encontrar uma das 2 mil medalhas escondidas em 5,6 mil pedaços de bolo.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Neste ano, o doce feito na capital de SC possui mais de 650kg com milhares de medalhas espalhadas. As fatias estão sendo vendidas desde 31 de maio, na Paróquia Santo Antônio, no Centro.
A maioria das pessoas, conforme explica a paróquia, busca as medalhas na intenção de encontrar a pessoa amada ou então firmar um casamento. Por esse motivo, foram colocados entre os pedaços, também, dois pares de aliança, representados por uma imagem de Santo Antônio.
> Poltrona 5 e visita relâmpago: como começou uma história de amor que já dura mais de 30 anos
Continua depois da publicidade
Apesar de conhecido por ser um santo casamenteiro, Santo Antônio dedicou parte da vida aos pobres, conforme o que explica o frei Paulo César Magalhães.
— Ele, como bom filho de São Francisco, entendeu que no pobre sofredor era possível encontrar o ressuscitado. Santo Antônio sempre foi tido como o pai dos pobres, o santo que conseguiu personificar a bondade divina — conta.
Como funciona a magia do bolo
O bolo é produzido com uma mistura de composto de farinha, ovos e água, recheado com doce de leite e de chocolate, com cobertura de chantilly. É durante a montagem da massa que são inseridos as imagens do santo.
A venda de um pedaço começou no dia 31 de maio e se estende até esta segunda-feira, entre as 9h e as 21h30min. Durante a comemoração, há missas acontecendo no local.
Continua depois da publicidade
> “Dei meu máximo”, diz catarinense Taila Santos após derrota para Valentina Shevchenko no UFC
A tradição em Florianópolis começou em 2018 por um grupo de senhoras que produziam bolos caseiros. Todos os doces são feitos diariamente. O valor da fatia custa R$ 5.
Em Florianópolis, Adriano e Raquel marcaram a data do casamento após encontrar duas medalhas em pedaços de bolo individuais. Segundo o que contou o casal à NSC Tv, eles compraram os dois últimos pedaços, no dia 13 de junho do ano passado. Juntos desde 2020, a data da festa está marcada para 13 de maio de 2023, na mesma paróquia que os “abençoou” com as medalhas.
Leia também
Maré alta provoca alagamentos e transtornos no trânsito em Florianópolis
Continua depois da publicidade
A história de amor que começou no tradicional hotel de Florianópolis que será demolido