Ela tem 28 anos, 13 dos quais dedicados ao judô, dez medalhas de ouro de Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e um sorriso tímido que esconde seu talento para quem não a vê no tatame. Assim é Luciana Mazetto, de Joaçaba, a primeira a ganhar ouro no Jasc 2007 na modalidade nesta sexta-feira.
Continua depois da publicidade
Luciana venceu na final do peso pesado Riva Coelho, de Balneário Camboriú, com um yoko conquistando o bicampeonato.
Apesar das dez medalhas de ouro dos Jasc – a primeira foi em 1999 em Chapecó – Luciana considera a mais importante a de segundo lugar, quando tinha 15 anos e participava de um torneio que envolvia municípios como Videira, sede da competição, Joaçaba e Chapecó.
Fazia apenas um mês que ela havia largado o atletismo – praticava arremesso de peso – para dedicar-se ao judô por sugestão do seu atual técnico Ysao Yamagut.
Apesar da alegria, não comemorou efusivamente. É uma de suas características não vibrar. Nem quando a medalha de ouro está sobre o peito.
Continua depois da publicidade
Filha de agricultores de Treze Tílias, onde mora com a filha Gabriela, de 10 anos, Luciana trabalha em dois períodos no setor financeiro de uma empresa de laticínios. À noite, viaja 35 quilômetros até Joaçaba para treinar por quatro horas. Quando perguntada sobre qual o significado do judô em sua vida não vacila:
– Esse esporte me trouxe disciplina e responsabilidade – avaliou.