As assembleias de trabalhadores realizadas neste sábado em Joinville e em São Bento do Sul determinou o reajuste salarial de mais de 8% para a categoria dos mecânicos nas duas cidades.

Continua depois da publicidade

A contraproposta partiu das negociações entre o Sindicato dos Mecânicos de Joinville e Região e os sindicatos patronais, que começaram em 2 de março. As duas assembleias foram realizadas simultaneamente.

Para os trabalhadores de Joinville, ficou estabelecido piso salarial de R$ 900 mais aumento de 8,3% sobre os salários, o que representa 1,08% sobre a inflação acumulada entre abril de 2012 e março deste ano. Em São Bento do Sul, a contraproposta aprovada foi de 8,5% de aumento e um piso salarial de R$ 891.

A data-base da categoria é 1º de abril e, portanto, o reajuste já vale para a folha de pagamento de abril, a ser paga no início de maio.

Continua depois da publicidade

Na avaliação do presidente do Sindicato dos Mecânicos, Evangelista dos Santos, a conquista foi boa.

– Nós sempre ouvimos os trabalhadores em assembleia geral para fazer a pauta de reivindicações e aprovar as contrapropostas que conseguimos arrancar na negociação. Não é o que queríamos, e que os trabalhadores merecem, mas foi o possível. Temos novamente um ganho real, avançamos mais um pouco no piso salarial, e assim, passo a passo, vamos melhorar as condições para a categoria -, destacou Santos.

Agora, as atenções da entidade se voltam para questões pontuais em três empresas: Metalúrgica Duque, sobre a dívida do FGTS e a crise financeira; Franklin Eletric Araquari e Cid Produtos Metalúrgicos, onde situações específicas de aumentos salariais e tentativa de retirada de direitos estabelecidos na convenção coletiva estariam ocorrendo.

O sindicato se reuniu com os trabalhadores destas empresas após a assembleia e no inicio da semana deve protocolar as reivindicações e promover mobilizações.

Continua depois da publicidade