O Ministério da Educação abriu as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre. Das quase 40 mil vagas disponibilizadas em 54 instituições de ensino Brasil afora, o Rio Grande do Sul conta com 831 distribuídas entre três instituições.
Continua depois da publicidade
Enquanto o Rio de Janeiro é o estado que oferece mais vagas, 11.457, que representa 28,84% do total, o RS tem menos vagas do que a Paraíba, que conta com 4,45% das vagas totais. Em São Paulo são oferecidas 1.160 vagas, que representa uma quantidade 0,83% a mais que as ofertadas pelas instituições gaúcha. Assim, o Estado fica em 13º lugar entre os 23 que participam do Sisu neste semestre.
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é o pólo que oferece o maior número de vagas, 652 ao todo, distribuídas entre os campi de Pelotas, com 541 vagas, e o restante em Capão do Leão.
Os institutos federais Sul-Rio-Grandense e do Rio Grande do Sul, com vagas distribuídas por Charqueadas, Passo Fundo, Porto Alegre, Rio Grande e Sapucaia do Sul disponibilizarão as demais 179 vagas do sistema.
Continua depois da publicidade
As inscrições devem ser feitas no portal do Sisu. Podem se inscrever os estudantes que participaram da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 e que não tenham zerado a redação.
O sistema
Pelo Sisu, o estudante concorre a vagas em cursos de graduação em universidades e institutos federais de ensino superior. A edição para o segundo semestre oferece 39.724 vagas em 1.179 cursos de 54 instituições por todo o país.
A primeira chamada está marcada para o dia 17 de junho e a segunda para 1° de julho. As matrículas da primeira chamada ocorrerão nos dias 21, 24 e 25 de junho e as da segunda chamada em 5, 8 e 9 de julho.
Continua depois da publicidade
As notas de corte dos cursos e a classificação parcial de cada candidato serão divulgadas nos dias 11, 12, 13, e 14 de junho, a partir das 2h. O candidato pode acompanhá-las ainda durante o período de inscrição e avaliar as chances de ser aprovado.
Para mais informações, os interessados podem acessar a página do Sisu, no site do MEC.