O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira (4) que abrirá 93 mil vagas para universitários no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2021. A mesma quantidade de vagas está prevista para cada um dos anos de 2022 e 2023.
Continua depois da publicidade
> Inep disponibilizará cartão de confirmação do Enem em 5 de janeiro
No primeiro semestre de 2021, serão usadas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de anos anteriores, já que os resultados da edição de 2020 serão divulgados só em março. O MEC ainda não informou quantas vagas estarão disponíveis nesta etapa. As inscrições vão de 26 a 29 de janeiro.
Em 2019, a intenção do governo era reduzir os contratos do Fies a partir de 2021, podendo cair de 100 mil para 54 mil ao ano. O plano anunciado nesta segunda-feira não confirmou a previsão.
Como funciona o Fies
Com duas edições ao ano, o Fies oferece financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas. As vagas são separadas entre duas categorias:
Continua depois da publicidade
– Vagas com juro zero para estudantes com renda mensal familiar de um a três salários mínimos;
– Vagas com juros variáveis e direcionada a alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos (chamada P-Fies).
> Alunos e professores criticam vestibular da UFSC sem prova presencial no 1º semestre de 2021
Em outubro, o MEC abriu o processo para preencher 50 mil vagas remanescentes, que “sobraram” por desistência dos candidatos ou por falta de documentação. O número chegou a ser maior do que a oferta de vagas para o segundo semestre de 2020, que foi de 30 mil.
*Com informações de G1
Leia também
Udesc confirma vestibular de verão sem provas presenciais
Bolsonaro sanciona lei que regulamenta repasses do novo Fundeb
Com alívio nas restrições, economia de SC recupera empregos perdidos no início da pandemia