O anúncio da mudança da receira dos hambúrgueres da rede de fast-food McDonald’s, nos Estados Unidos, acontece pouco tempo após o chef de cozinha britânico Jamie Oliver mostrar em um programa de TV que a rede usa hidróxido de amônio para converter partes gordurosas de carne em recheio para seus produtos, segundo informações do Mail Online.
Continua depois da publicidade
A receita, que o apresentador chamou de “lodo rosa”, é produzida, segundo ele, em um processo pelo qual a carne é “centrifugada” e “lavada” em uma solução de hidróxido de amônio e água.
– Basicamente, estamos falando de comida que seria vendida por um preço muito baixo para produzir comida para cães, e que, depois desse processo, é vendida como alimento para humanos -, afirmou Oliver.
Ao site Mail Online, o McDonald’s negou que tenha optado pela troca de sua receita por causa da denúncia de Jamie Oliver. A matéria diz ainda que duas outras redes – Burger King e Taco Bell – utilizavam hidróxido de amônio em suas receitas, mas já modificaram as receitas.
Continua depois da publicidade
A empresa que opera a marca McDonald’s na América Latina, a Arcos Dourados, foi procurada pela imprensa internacional e informou que “o aditivo em questão não é utilizado como ingrediente nem em qualquer processo da cadeia produtiva da marca na região”. E acrescentou que “os hambúrgueres são preparados com 100% de carne bovina e que toda a produção é validada pelas autoridades regulatórias locais”.
Assista ao vídeo de Jamie Oliver: