Os senadores republicanos John McCain e Richard Shelby disseram hoje que o governo do presidente Barack Obama deveria permitir que alguns dos grandes bancos americanos e a montadora General Motors (GM) declarassem falência. Shelby, que faz parte da Comissão Bancária do Senado, afirmou à rede de televisão “ABC” que o governo deveria deixar os bancos fecharem.
Continua depois da publicidade
– Permitam que parem de fazer negócios – ressaltou o republicano.
– Se estão mortos, é preciso enterrá-los – acrescentou.
O senador pelo Alabama não disse quais bancos deveriam fechar, mas sugeriu que o Citigroup fosse incluído na lista, ao dizer que sempre tinha sido “problemático”.
McCain, que perdeu as eleições presidenciais para Obama em novembro do ano passado, também defendeu o fechamento de bancos ineficientes em declarações ao canal de televisão “Fox News”.
Continua depois da publicidade
O senador acusou o Departamento do Tesouro de evitar a “difícil decisão” de permitir que “esses bancos fracassem”, mas não citou nomes concretos.
Sobre a GM, McCain disse que a falência seria a melhor coisa que poderia acontecer com a montadora, que poderia, dessa forma, emergir “mais forte, melhor e em uma versão mais reduzida”. Já Shelby afirmou que o Governo deveria deixar de injetar fundos na empresa. “Os subsídios durante muito tempo nunca funcionam”, criticou.
– Chrysler, Ford e GM estão em sérios problemas. Sugiro que recorram às leis de proteção por falência, é o que lhes cabe – destacou.