O que acontece com Kylian Mbappé? Contratação mais badalada da última janela de transferências junto ao Real Madrid, o francês vive uma inversão de expectativas e caiu na fase mais complicada da carreira, somente aos 25 anos. As más atuações renderam críticas espalhadas pelo mundo e preocupação na França. 

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Liverpool mostra que é o time a ser batido na Champions League

O atacante foi alvo de severas críticas nesta semana, quando desperdiçou um pênalti na derrota do Real para o Athletic Bilbao por 2 a 1. Mbappé já havia perdido um pênalti diante do Liverpool na última rodada da Champions League, quando a equipe caiu por 2 a 0. 

Continua depois da publicidade

— Tenho total responsabilidade pelo que aconteceu. Estamos em um momento difícil, mas esta é a hora de mudar a situação e mostrar quem eu sou — escreveu o camisa 9 nas redes sociais.

Mbappé foi anunciado pelo Real em junho deste ano, após a equipe conquistar a Champions League. Ou seja, o melhor time do mundo estava contratando um dos tops do planeta e se tornaria ainda maior, correto? Mas não foi bem assim que a história aconteceu.

— Desde a chegada de Mbappé a Madrid, muitas têm sido as críticas a um jogador que está longe de ter tido o impacto desejado no clube. Habituado a ser a estrela absoluta no PSG, o atacante tem dificuldade em dividir o protagonismo com outros grandes nomes do plantel ao serviço de Carlo Ancelotti — escreveu o jornal O Jogo. 

O atacante não conseguiu deslanchar pelo time merengue. Em 20 jogos, anotou 10 gols e conseguiu duas assistências. Os números estão muito aquém do que ele estava acostumado (veja abaixo). Mais do que isso: Quando se esperava mais dele em campo, as expectativas não se cumpriram. Foi assim na derrota contra o Liverpool e na goleada sofrida para o Barcelona, por exemplo.  

Continua depois da publicidade

A imprensa espanhola também recordou uma entrevista premonitória de Cristiano Ronaldo sobre Mbappé. Em setembro, o craque português alertou que o francês poderia ter problemas. 

— Veremos se a cabeça dele (Mbappé) está limpa e se consegue lidar com a pressão. O Real Madrid não é o PSG — disse Ronaldo.

Jornal espanhol diz que Real “se acostumou a perder”

O próprio Real Madrid vive fase conturbada. De um time quase imbatível na última temporada – foram apenas duas derrotas em 55 jogos –, a equipe se “acostumou a perder”, como escreveu o jornal Marca. 

— A palavra derrota estava longe do vocabulário do Real Madrid no início da temporada. A equipa de Ancelotti erradicou-a brutalmente durante a última campanha. Poucos meses depois, a mudança é tão surpreendente quanto perturbadora, paralisando uma equipe que não consegue encontrar o seu caminho — escreveu o jornal. 

Continua depois da publicidade

Mbappé também tem um momento conturbado extra-campo. O capitão de les bleus tem sido deixado de fora das convocações do técnico Didier Deschamps para aprimorar a parte física. No entanto, em uma das ausências, acabou sendo acusado de violação sexual em uma viagem para a Suécia. Além disso, ele discute na Justiça uma pendência financeira na casa dos 55 milhões de euros não pagos pelo PSG.

Mbappé – 474 jogos – 341 gols

  • 2024 – 57 jogos – 35 gols (0,61 por jogo)
  • 2023 – 53 jogos – 52 gols (0,98 por jogo)
  • 2022 – 56 jogos – 56 gols (1 por jogo)
  • 2021 – 67 jogos – 51 gols (0,76 por jogo)
  • 2020 – 41 jogos – 29 gols (0,71 por jogo)
  • 2019 – 49 jogos – 44 gols (0,90 por jogo)
  • 2018 – 60 jogos – 34 gols (0,57 por jogo)
  • 2017 – 62 jogos – 33 gols (0,53 por jogo)

Mas claro, Mbappé tem apenas 25 anos, é campeão do mundo, batedor de recordes e tem muito tempo para mostrar o protagonismo que o mundo está acostumado. Ele tem contrato com o clube merengue por cinco temporadas. 

O Real segue na vice-liderança da LaLiga, com 33 pontos, quatro a menos que o Barcelona. A equipe tenta se recuperar neste sábado, às 17h (de Brasília), contra o Girona.

Continua depois da publicidade

*Diego Guichard é correspondente do NSC Total em Lisboa