O Avaí recebe neste domingo, dia 29, um adversário direto na briga pelas primeiras colocações do Campeonato Catarinense. O Atlético-Ib é o 3º colocado na tabela, com quatro pontos, um a mais que o Leão, na 4ª posição. A partida será às 19h30min, na Ressacada e os ingressos já estão à venda. A chance de passar o adversário e se aproximar da ponta da tabela faz com que o treinador Mauro Ovelha encare o confronto como uma decisão.
Continua depois da publicidade
– Time que quer chegar na parte de cima tem que pensar jogo a jogo e precisa ter uma sequência boa. O Atlético-Ib está na frente e para nós é um jogo decisivo. Temos que saber a importância de cada partida e necessitamos do resultado mas, para isso, precisamos jogar com equilíbrio e inteligência para criarmos as oportunidades e não ficar dando espaço para o adversário – analisa.
O treinador disse que ainda não definiu a equipe que será titular no domingo. A definição sairá nos trabalhos desta sexta-feira e sábado na Ressacada. Em relação ao time titular que venceu o Criciúma, Mauro Ovelha terá o desfalque de Marcinho Guerreiro, suspenso.
Uma das saídas é colocar o volante Mika na vaga do capitão. A outra alternativa seria deslocar Bruno na zaga para atuar como volante, sua posição de origem, e escalar os gêmeos Cássio e Rafael ao lado de Renato Santos na defesa. Com isso, o time titular teria Moretto; Cássio, Renato Santos e Rafael; Pirão, Bruno, Diogo Orlando, Robinho e Arlan; Neilson e Ronaldo Capixaba.
– Se a gente manter o Bruno na função de zagueiro muda um pouquinho o esquema porque o Mika e o Diogo saem bastante. Já o Marcinho, a principal função é a marcação e vinha fazendo isso muito bem. Vamos estudar a situação muito bem.
Continua depois da publicidade
A precaução tem motivo. O Atlético-Ib tem se mostrado um adversário indigesto, principalmente pela dupla de ataque Rogério e Adriano.
– Fiquei bastante tempo no Atlético-Ib, primeiro como jogador, depois diretor e então treinador. É a cidade onde moro e a gente conhece a grande maioria dos jogadores, mas o que faz diferença é o dia do jogo, como o Avaí vai se comportar. Precisamos ter uma boa composição porque o adversário tem bastante força. Temos que ter rendimento para continuar a crescer – falou o técnico do Leão.
O confronto
Nossa ideia é sempre pensar jogo a jogo. Até pela dificuldade que a competição apresenta. Será mais um jogo difícil contra o Atlético-Ib. Em dois jogos, atuou bem e temos que ter atenção especial, fazer um bom jogo na parte tática.
O déficit dos atacantes
No futebol é importante que se faça o gol, se é o atacante ou não que marca, para a vitória não importa muito. Lógico que temos jogadores de frente que sentem falta de fazer gol, tem tentado bastante, mas não aconteceu. Vamos ter calma, treinar bastante, que com a competição em andamento a bola deles vai entrar.
Continua depois da publicidade
A bola parada
Tem decidido muita coisa, não só para o Avaí, mas de forma geral, e o trabalho do treinador é esse mesmo. Temos que fazer o gol de bola parada e não levar. Se tivéssemos aproveitado essa situação não teríamos sofrido tanto contra o Criciúma. Falei isso logo após o jogo. Esse fundamento carece muito de trabalho até pela finalização do atacante. Vamos de todas as maneiras procurar aperfeiçoar porque e necessário, mesmo com o pouco tempo que temos, mas vamos procurar fazer.
O adversário
O Atlético-Ib tem um padrão definido até porque a grande maioria já estava lá na disputa da segunda divisão. Mudou pouca coisa e tem padrão tático definido e, com certeza, vai vir para jogar dessa maneira. Precisamos olhar os adversários todos da mesma maneira porque sei como é isso. Estive no interior trabalhando e sei que todos os times tem condição de brigar pela parte de cima da tabela. A gente precisa respeitar o Atlético-Ib, mas procurando fazer o melhor para o Avaí porque temos condições de ter um rendimento melhor.
O torcedor
Já senti o apoio do torcedor e isso é fundamental para que nesse início de dificuldade o time tenha essa energia realmente boa nos jogos. Até porque no jogo de quarta o torcedor empurrou e isso foi determinante para conseguirmos a vitória e vai ser assim domingo.
Robinho
Robinho é um jogador que acompanho há bastante tempo, mais de perto ano passado quando cheguei para fazer trabalho de observação. Ele é importante para nós. A gente nota que tem uma cobrança maior que os outros, pela torcida e pela imprensa, até pela função por ser o 10. Neste momento é preciso ajudar para que ele possa mostrar o que pode render e ser um jogador determinante pela qualidade que tem. Mas temos outras situações para a posição dele em caso de necessidade.
Continua depois da publicidade