Maior colégio eleitoral de Santa Catarina, Joinville elegeu dois deputados federais e, na prática, manteve a representatividade conquistada em 2008 com a posse de Paulo Bauer (PSDB) no lugar de Carlito Merss (PT) na Câmara dos Deputados. O ex-secretário Mauro Mariani (PMDB) e o ex-prefeito Marco Tebaldi (PSDB) somaram quase 300 mil votos. O peemedebista, que desde 2007 trocou Rio Negrinho por Joinville, foi o mais votado de Santa Catarina ao ultrapassar a marca dos 186 mil votos.

Continua depois da publicidade

– Considero uma vitória da coligação. Tínhamos dois candidatos, o que acabou dividindo nossos votos, mas ainda assim, o número conquistado ficou dentro da nossa expectativa – disse Mariani, que considera prioridade a regulamentação da emenda constitucional 29, que prevê aumento no repasse de verbas para a saúde a serem destinadas para estados e municípios.

Chamado de sucessor pelo senador Luiz Henrique da Silveira durante a comemoração da coligação na noite deste domingo, Mauro Mariani não descartou a possibilidade de um abandono prematuro do cargo de deputado para concorrer à Prefeitura de Joinville em 2012, mas disse que qualquer decisão será tomada em grupo.

– Não venci a eleição sozinho, por isso, qualquer novo passo vai ser debatido – afirmou.

Já o tucano, que em 2008 se despediu da Prefeitura de Joinville, recebeu cerca de 100 mil votos, mais da metade – cerca de 60 mil – em Joinville.

Continua depois da publicidade

– Os números corresponderam às nossas expectativas. Será um novo desafio, pois nunca atuei no legislativo, mas vou trabalhar com responsabilidade para representar não apenas o Norte do Estado como toda Santa Catarina – disse.

– Vou lutar pelas reformas política e tributária, além do aumento do repasse aos municípios, dificuldade que senti na pele – acrescentou.