Maurício Gariba Júnior foi eleito reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) após o segundo turno de votação, ocorrido nesta quinta-feira (5). O candidato teve um índice de votação (IV) de 36,29, deixando André Dala Possa em segundo lugar, com 26,08.
Continua depois da publicidade
No total, cerca de 25 mil eleitores estavam aptos a votar. Foram 8.270 votos registrados nas 22 unidades e na reitoria do instituto. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) deu apoio técnico, com a disponibilização de urnas eletrônicas para a realização do pleito.
Segundo o processo de escolha definido pelo instituto, o índice de votação representa a soma dos percentuais de votos obtidos pelo candidato, com peso de 1/3 para o total de cada um dos três segmentos – alunos, professores e servidores técnico-administrativos.
O primeiro turno da eleição no IFSC foi realizado no dia 13 de novembro, com quatro concorrentes ao principal cargo na instituição. Também estavam na disputa Consuelo Aparecida Sielski Santos e Marco Antônio Vezzani.
Gariba Júnior está no IFSC desde 1989. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ele é professor do Departamento Acadêmico de Eletrônica. O futuro reitor já foi diretor-geral do campus Florianópolis.
Continua depois da publicidade
A posse está prevista para ocorrer no dia 20 de abril de 2020. O mandato será de quatro anos. Maria Clara Kaschny Schneider é atual reitora do instituto, que havia sido reeleita para o cargo em 2015, deixando Gariba Júnior em segundo lugar após uma disputa acirrada.
O novo reitor do IFSC foi entrevistado por Mário Motta no Notícia na Manhã desta sexta-feira. Ouça: