A causa do incêndio do apartamento de Joinville, no Norte de Santa Catarina, na noite desta sexta-feita (27), foi um curto-circuito, segundo o Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade. O proprietário da residência que pegou fogo informou às autoridades que tinha um transformador no local. O mau uso desse dispositivo pode ter provocado as chamas.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Os equipamentos eletrônicos do apartamento foram trazidos do Paraná e, por isso, estavam ligados em um único transformador. O dispositivo é necessário porque o estado vizinho usa a voltagem 110V e Santa Catarina adota 220V como padrão.
Dessa forma, o curto-circuito que provocou o incêndio pode ter sido gerado pelo mau uso do transformador. Como explica o engenheiro de energia Mathias Jacobs, diversos equipamentos ligados em um transformador podem exceder a potência do dispositivo, gerando um curto e provocando as chamas.
— A utilização de um transformador de 110V para 220V aumenta a corrente daquele circuito. Como a fiação é dimensionada para 220V, vários equipamentos colocados em 110V, podem danificar a fiação, que pode não aguentar e ocasionar um curto — explica Jacobs.
Continua depois da publicidade
O apartamento fica no 11° andar de um prédio de 12 andares e cinco blocos. Cerca de 8 metros quadrados foram atingidos e danificados totalmente pelo fogo. A fumaça, porém, estragou paredes e móveis dos outros cômodos. O fogo chamou a atenção da comunidade e motivou a saída de todos os moradores do prédio.
Leia também
População de Joinville dobrou em 35 anos; tal crescimento pode se repetir?
Norte de SC ganhou 18 mil habitantes em 2021; veja a população das cidades
Vacina no glúteo em Joinville repercute até nos Estados Unidos; entenda