As 44 equipes de navegadores que chegarão a Itajaí durante o Aventura pelos Mares do Mundo estão em ritmo intenso de preparação em Le Havre, na França. Mesmo com chuva e temperaturas em torno de 10 graus, o público pode acompanhar todos os ajustes bem de perto desde o dia 26, quando foi aberta a Vila da Regata.
Continua depois da publicidade
A largada da Transat Jacques Vabre, uma das mais tradicionais da França, está marcada para domingo, mas pode ser adiada em função do mau tempo. A definição sai neste sábado às 13h. A expectativa é de que, caso a data seja mantida, os primeiros veleiros comecem a chegar a Itajaí no dia 19 de novembro, durante a Aventura pelos Mares do Mundo.
Nesta sexta-feira, feriado de Todos os Santos na França, a vila foi tomada pelo público, que aproveitou para tirar fotos e descobrir um pouco mais sobre a vida no mar. A estimativa é de que cerca de 300 mil pessoas passem pelo espaço, que possui grandes pavilhões com palestras e estandes que tratam do tema náutico. Pela manhã, a comitiva de Itajaí – liderada pela vice-prefeita Dalva Rhenius – foi recebida pelo prefeito da cidade, Edouard Philippe, que exaltou a parceria com Santa Catarina.
– É uma grande festa anual. Mais de 300 mil pessoas que vêm à Vila da Regata para descobrir os navegadores e sonhar com a viagem. É uma viagem formidável. É uma grande manifestação, disse o prefeito.
Continua depois da publicidade