O mau cheiro e o gosto ruim na água tem novamente incomodado moradores de diversos bairros de Joinville. Durante a manhã desta segunda-feira (5), ouvintes da Rádio Globo de Joinville entraram em contato para relatar a situação.
Continua depois da publicidade
– Na casa do meu avô, no Guanabara, está horrível. O Vila Nova não tem problemas pois é abastecido pela ETA (Estação de Tratamento de Água) do Piraí. O Problema deve estar na ETA Cubatão, onde fizeram as manutenções e depois tudo desandou – escreveu um ouvinte à NSC.
Moradores de bairros como Jardim Sofia, Paranaguamirim, Petrópolis e Iririú também constataram enfrentar novamente o problema.
> Águas de Joinville sofre condenações inéditas por causa de mau cheiro em tratamento de esgoto
Em entrevista ao A Notícia no último dia 17 de setembro, uma moradora do bairro Jardim Edilene, Eva da Rocha, disse que a situação havia iniciado cerca de dez dias antes. A Companhia Águas de Joinville detectou o problema e afirmou ter encontrado uma solução no dia 22 de setembro. No entanto, procurada novamente pela reportagem nesta semana, a moradora afirmou que o problema não amenizou em nenhum dia posterior à divulgação da reportagem.
Continua depois da publicidade
– Horrível a situação porque a conta nós temos que pagar mesmo assim. E ainda comprar galão de água pra poder tomar – volta a dizer a moradora.
Conforme a Companhia, desde que a origem problema do gosto foi identificada, a operação da ETA Cubatão tem dosado o produto necessário para contornar a situação. Como o problema está no manancial, a Companhia acredita que as chuvas do último fim de semana devem recuperar o rio e melhorar a condição da água captada.
A Companhia Águas de Joinville ainda pontua que apenas uma reclamação foi recebida no domingo (4). Por isso, reforça à população que registrem a solicitações nos canais de comunicação do órgão.