Um defeito no sistema de coleta e tratamento de esgotos na esquina das ruas Vênus e Dona Francisca está provocando a indignação de centenas de moradores e comerciantes do bairro Santo Antônio, na zona Norte de Joinville.

Continua depois da publicidade

A gota d’água ocorreu na manhã desta sexta-feira, quando uma equipe contratada pela Companhia Águas de Joinville começou a bombear o esgoto e jogá-lo na rede pluvial, que fica a menos de 100 metros do rio Cachoeira.

O mau cheiro que toma conta de pelo menos duas quadras entre as ruas Hugo Polzin, Marte e Oflábio Arceno obriga parte do comércio a permanecer com as portas fechadas.

A origem do problema é uma estação elevatória, uma espécie de tanque coletor com um sistema de bombas que puxam os resíduos das ruas e das casas que estão em um nível mais baixo.

Continua depois da publicidade

Destas estações, o esgoto é novamente bombeado para uma estação de tratamento. Como uma bomba não funcionou nos últimos dias, a Águas de Joinville teve que bombear todo o resíduo desde a quinta-feira com um caminhão.

-Faz muito tempo que a gente sente o mau cheiro. Não está funcionando direito. Tem uma saída, na curva, que dá para o rio-, disse a moradora Laura Andreata.

Ela mora ao lado de uma obra que a Águas de Joinville chama de extravasor, é uma espécie de válvula de segurança, que impede que o esgoto volte para as casas, mas acaba levando parte do material para dentro do rio Cachoeira.

Continua depois da publicidade

Segundo a Companhia, a estação pode enfrentar problemas por causa de materiais como cabelo, plástico, papel e borracha, que acabam comprometendo o funcionamento do sistema.

Por meio da assessoria de imprensa, a empresa informou que o problema já está sendo consertado e a estação voltará a funcionar normalmente a partir do fim de semana.