Um dos principais destaques do cinema mundial na década de 1990 foi “Matrix”. Além de ser uma história que explorou os avanços tecnológicos que intrigavam diversas pessoas no período, o filme foi um divisor de águas no gênero de ficção científica. Estudos e entrevistas mensuram o impacto de “Matrix” não só em popularidade, mas na forma como o seu gênero passou a ser feito.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Como especialistas vêem o impacto do filme “Matrix”?

Continua depois da publicidade

De acordo com o site Cinema Blend, o impacto de “Matrix” no gênero da ficção científica ocorreu tanto pelas novidades na fotografia do filme quanto pela presença de elementos gerados por computador, além dos figurinos disntates do “comum” à época e assuntos distópicos abordados. O trabalho fotográfico, por exemplo, destaca-se na principal cena do filme, onde Neo se esquiva de uma bala.

De acordo com o artigo, a equipe de fotografia teve que pegar vários ângulos distintos em 360º e fazer um belo trabalho na edição final para alcançar o efeito desejado.

Além disso, “Matrix” transformou em norma o uso de efeitos visuais gerados por computação. É fato, segundo o Cinema Blend, que filmes como Toy Story e Titanic já haviam se utilizado disso, mas nenhum faz de tal maneira como Lana e Lilly Wachowski. Na questão figurino, “Matrix” colocou as roupas de couro de novo na moda dos filmes de ficção científica e no cotidiano de quem o assistiu.

Continua depois da publicidade

Por fim, a obra abriu caminho para realidades distópicas no cinema e na literatura, sendo inspiração para obras como “Jogos Vorazes” e “Expresso do Amanhã”.

Visão das Irmãs Wachowski sobre “Matrix”

Contudo, as criadoras têm outra visão sobre o contexto de criação do filme. Em entrevista para o The Hollywood Reporter, Lilly Wachowski afirmou que a ideia veio do descontentamento com a sociedade.

Segundo ela o filme veio “de uma ira pelo capitalismo, pela estrutura corporalizada e pelas formas de opressão”. Além disso, Lilly destaca que muito disso veio em um período da descoberta de sua transição de gênero. Tanto que muitas pessoas relatam a importância da obra para sua própria descoberta. “Eles são capazes de dizer ‘ai Meu Deus esse filme foi tão importante na minha jornada’” afirmou.

Continua depois da publicidade

Sinopse e onde assistir Matrix?

A trama se passa em um futuro próximo, onde o programador Thomas Anderson (Keanu Reeves) está tendo constantes pesadelos.

Neles, o jovem se vê preso por cabos em um sistema de computadores avançados. Com o passar do tempo, ele passa a colocar em dúvida a realidade. Entretanto, tudo muda quando Thomas encontra os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), que lhe apresentam o conceito da Matrix.

Assim como o que ocorre com outras pessoas, esse sistema de Inteligência Artificial cria uma falsa realidade para sugar energia das pessoas. A questão é que Morpheus e Trinity acreditam que Thomas pode ser Neo, o prometido enviado para derrotar a Matrix.  Muito provavelmente você já o assistiu, mas caso queira fazer isso de novo, o filme está disponível no Max.

Continua depois da publicidade

Leia mais

A identidade desconhecida de Jack o Estripador

Descubra qual emoção de Divertida Mente 2 você seria