Falta um dia para o término da primeira fase de matrículas na rede estadual de ensino de Blumenau e região, e são poucos os colégios com vagas à disposição para o período matutino. Em nota, a direção da Escola Estadual Básica Pedro II, no bairro Jardim Blumenau, confirmou que há ainda espaço para 42 alunos no primeiro ano do ensino médio, sete no segundo ano e 20 no terceirão. O colégio Luiz Delfino, também na Região Central, possui 84 vagas distribuídas entre as três diferentes séries.

Continua depois da publicidade

Segundo Maria Isabel Paes Schultz, gerente regional de Educação, a procura ocorreu da forma que a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) esperava e, por isso, não houve grandes problemas ou confusões – como em anos anteriores, em que pais chegavam a acampar em frente às unidades de ensino para conseguir vagas.

Havia uma preocupação de que a crise econômica fizesse com que diminuíssem as procuras na rede particular e, como consequência, aumentassem na rede pública de ensino, algo que não se confirmou.

– A não ser que esses alunos que iriam para a rede particular venham na segunda chamada de matrículas, que ocorre em fevereiro. Mas nesse momento o movimento é bem tranquilo – explica Maria Isabel, apontando que 2016 foi um pouco diferente quanto à preparação dos profissionais da educação para o período de matrículas.

Isso porque um relatório elaborado em conjunto entre o governo do Estado e município ajudou a criar uma perspectiva interna dentro dos próprios órgãos públicos quanto à oferta e procura por vagas. Neste ano, um total de 3,5 mil alunos deixarão o nono ano do ensino fundamental para ingressar na primeira fase do ensino médio. Os estudantes foram divididos por área na cidade, o que fez com que diretores de escolas já ficassem preparados para a disputa principalmente pelo período matutino.

Continua depois da publicidade

A primeira fase das matrículas se encerra na sexta-feira. A segunda chamada está prevista para ocorrer entre 1º e 6 de fevereiro, quando serão colocadas à disposição as vagas restantes nas 33 escolas blumenauenses (47 no total da regional). Para os alunos, o ano letivo 2017 inicia em uma segunda-feira, 13 de fevereiro.