Destaque do circuito amador em 2009 e 2010, o catarinense Matheus Navarro, 19 anos, conquistou ontem o primeiro título profissional da carreira. O surfista de Balneário Camboriú roubou a cena ao garantir a primeira colocação da quarta etapa do Oakley Surf Pro, o circuito catarinense de surfe profissional, para Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Ontem, no último dia de competição, os atletas enfrentaram na Praia Brava, em Itajaí, um mar mexido pelo vento Sul e a chuva trazida pela frente fria. Com premiação de R$ 30 mil por etapa, o circuito catarinense profissional atraiu atletas de outros estados, que chegaram à final, como o cearense Antônio Eudes, o paulista Robson Santos e o uruguaio Marco Giorgi. Mas Matheus Navarro estava embalado, após vencer três baterias e se classificar com um segundo lugar à final. Na decisão, os quatro finalistas se alternaram na liderança até os últimos minutos, quando Navarro surfou as duas melhores ondas para somar 13,60 pontos e levar o título.

– Este é o primeiro evento profissional que venci. Estou numa felicidade enorme. Na final, estava bem difícil, mas nos últimos minutos achei as ondas boas – disse Navarro, que ganhou o abraço do pai, Julio.

Na briga pelo título estadual, Tiago Bianchini foi beneficiado pelas derrotas de Alex Lima, nas oitavas, e de Marco Polo, nas quartas, para manter a liderança do ranking. Semifinalistas na etapa, Marthen Pagliarini e Vicente Romero entraram na briga pelo título, que tem ainda Gustavo Santos e Jean da Silva correndo por fora. A decisão do catarinense vai acontecer na Praia da Vila, em Imbituba, na última etapa do Oakley Surf Pro, entre os dias 28 a 30 30 de outubro.

Continua depois da publicidade