Primeiro foram apenas areia e cimento, depois ferramentas, luzes e na madrugada de ontem furtaram um rolo de geogrelha (manta usada na preparação do solo, que mede 5 metros de comprimento e pesa mais de 200 quilos) da obra de pavimentação da Rua Franz Müller, na Velha Grande, em Blumenau.

Continua depois da publicidade

Segundo o proprietário da empresa Pacopedra – Obras de Infraestrutura, Mário Jorge de Souza, os furtos de materiais e equipamentos têm sido recorrentes e se tornaram insustentáveis.

– O material anoitece e não amanhece. Já chegaram a levar itens que estavam aplicados na obra, simplesmente arrancaram e levaram embora. Pedimos à comunidade que nos informe sobre os furtos. Se o material não retornar, a obra vai ficar parada. A manta custa mais de R$ 20 mil – lamenta ao afirmar que não faz ideia do valor de tudo o que já foi levado da obra, que começou no fim de agosto do ano passado.

::: Leia outras notícias e Segurança

A empresa, com sede em Gaspar, tem mais de três décadas de atuação no Vale do Itajaí é responsável por outras obras em Blumenau, como o Complexo do Badenfurt, na região Norte, e nunca havia passado por problema semelhante.

Continua depois da publicidade

– Já tivemos furtos em obras, mas não desta forma e frequência. Não tem como colocar um vigia noturno cuidando do local, pois o custo da obra fica muito elevado. Pedimos encarecidamente a compreensão e ajuda da comunidade para garantir o andamento da obra – finaliza Souza, ao citar que irá registrar boletim de ocorrência e que não comunicou a prefeitura, pois afirma que os equipamentos furtados são de responsabilidade da empresa.

A obra pública de pavimentação asfáltica, incluindo serviços de terraplenagem, drenagem e sinalização viária, na Velha Grande tem recursos assegurados por financiamento da prefeitura de Blumenau com o Badesc.