A administradora de cartões Mastercard informou nesta sexta-feira que, devido à parcimônia de seus clientes, seu lucro líquido no primeiro trimestre de 2009 caiu 18% em relação ao mesmo período do ano passado, para US$ 367 milhões (US$ 2,8 por ação).
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A segunda maior rede de cartões de crédito do mundo disse ainda que, na comparação entre os dois trimestres, sua receita caiu 2%, para US$ 1,156 bilhão. Tanto a queda no lucro como no faturamento foram compensadas com um corte de 35% nos gastos da empresa com publicidade, na qual foram investidos US$ 116 milhões nos três primeiros meses deste ano.
– À medida que navegamos por este difícil momento econômico, demos passos importantes para ajustar melhor nossas operações à conjuntura atual – disse o presidente e executivo-chefe da Mastercard, Robert Selander, ao apresentar o balanço.
Selander acrescentou que a companhia “reduziu consideravelmente suas despesas”, o que permitiu mantê-la “posicionada para ter um crescimento a longo prazo”.
Segundo os resultados da administradora de cartões, que cobra comissões aos bancos por fazerem transações usando seu sistema, o montante das vendas feitas através de sua rede cresceu 0,3% no mundo todo.
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No entanto, nos Estados Unidos, houve uma queda de 8% nesse valor, ao passo que na América Latina e na Europa foram registrados aumentos de 7% e 4%, respectivamente.