Um esporte dinâmico, disputado, de contato e que requer equilíbrio. Este é o caiaque polo, modalidade em equipe da canoagem. Massaranduba recebe neste fim de semana a terceira e última etapa do Campeonato Brasileiro de Caiaque Polo. As partidas entre os times vindos dos Estados de São Paulo e do Paraná começam às 9 horas. Quem ficou curioso para saber como acontecem os jogos pode conferir a competição gratuitamente em um sítio que fica na Estrada Geral Sete de Janeiro.

Continua depois da publicidade

A competição nacional será definida no domingo. Das cinco equipes que participam da disputa, três têm chances de levantar o caneco: Iate Clube de Londrina, Grilos Team e Os Renegados. O morador de Massaranduba e jogador da equipe Os Renegados, João Carlos da Conceição, informa que, junto com a competição, haverá um treino da Seleção Brasileira da modalidade, com o técnico Fernando Carazzato. O treinador escolherá dez jogadores que representarão o Brasil no Pan-americano, que ocorre em novembro, em Londrina.

– Esses times são a base da seleção. É um esporte que ainda precisa ser divulgado no Brasil e trazer eventos para cidades diferentes faz com que fique mais conhecido – pondera.

O caiaque polo é uma modalidade da canoagem, que pode ser disputada em rios, lagos e piscinas. Em Massaranduba, as partidas ocorrem em uma lagoa. A raia mede 30 por 23 metros, com duas traves suspensas a dois metros do nível da água. São cinco jogadores de cada lado, onde qualquer um pode ser o goleiro, basta erguer o remo. O objetivo é marcar gol.

– O contato faz parte, pode empurrar, virar, passar em cima do caiaque. Não pode encostar no jogador que está defendendo o gol e puxar o colete do adversário – relata João, contando que o uso do capacete e do colete são obrigatórios.

Continua depois da publicidade

SERVIÇO

O quê: 3ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Caiaque Polo.

Quando: sábado e domingo a partir das 9 horas.

Onde: Rodovia SC-413, Estrada Geral Sete de Janeiro, s/n.

Entrada: Gratuita.

Terá serviço de bar e cozinha.