Massagistas cegos, que segundo a tradição oriental são as pessoas mais qualificadas para este tipo de tarefa, serão os responsáveis pelo trabalho na Vila Olímpica durante os Jogos de Pequim 2008. A informação foi passada hoje por fontes do Comitê Organizador (Bocog).
Continua depois da publicidade
– O policlínico da Vila Olímpica incluirá o uso de medicina tradicional chinesa, assim como essas massagens – afirmou uma porta-voz do Bocog.
O Comitê Organizador dos Jogos convidou esta semana jornalistas estrangeiros para conhecerem o centro de massagens, assim como centros de preparação de atletas paraolímpicos.
Na China, Vietnã e outros países orientais acredita-se que os melhores massagistas são os cegos, por sua melhor percepção tátil e também pelo puritanismo dessas sociedades, onde colocar o corpo nu a um desconhecido era tradicionalmente algo intolerável.
Calcula-se que há cerca de 40.000 massagistas cegos na China, país onde não há um sistema de atendimento social aos deficientes físicos ou psíquicos e onde muitos deles se vêem obrigados a mendigar.
Continua depois da publicidade
Só em Pequim há mais de 200 clínicas com massagistas cegos, que costumam ser as mais prestigiadas.