O massacre alemão em um dos mais esperados confrontos da primeira fase da Copa do Mundo marcou o dia de jogos do Mundial nesta segunda-feira. O 4 a 0 sobre Portugal consolidou os germânicos como candidatos ao título, enquanto trouxe a decepção pela apagada atuação de Cristiano Ronaldo.

Continua depois da publicidade

Depois, Irã e Nigéria decepcionaram no primeiro jogo de placar fechado da Copa, mas Gana e Estados Unidos recuperaram o dia, com direito a gol relâmpago de Dempsey e gol nos minutos finais de Brooks para definir a vitória norte-americana por 2 a 1.

Leia todas as notícias sobre a Copa 2014

Confira a tabela completa do Mundial

Continua depois da publicidade

Confira os principais momentos dos jogos do Mundial nesta segunda:

Massacre alemão

Foto: Patrik Stollarz/ AFP

A goleada germânica sobre Portugal começou a se desenhar com um pênalti polêmico sobre Götze, convertido por Müller. Pepe foi expulso quando o placar já estava em 2 a 0, e a partir daí, a Alemanha administrou a vantagem e a ampliou para vencer por 4 a 0.

Müller matador

Foto: Dimitar Dilkoff/AFP

O atacante do Bayern de Munique parece crescer no maior cenário do futebol mundial. Em 2010, foi artilheiro com cinco gols. Na estreia diante de Portugal, o alemão deixou sua marca três vezes. Já é o goleador da Copa, e com oito gols em oito partidas, ostenta a incrível média de ir às redes uma vez por jogo em Mundiais.

A estrela apagada

Foto: Patrik Stollarz/ AFP

Se Müller brilhou, não pode se dizer o mesmo de quem mais se esperava destaque. Cristiano Ronaldo teve uma boa chance no início, quando chutou forte e cruzado para defesa de Neuer. Foi só. Nem a bola parada salvou. Sua cobrança de falta da entrada da área parou na barreira.

Continua depois da publicidade

90 minutos sofridos

Foto: Luis Acosta/ AFP

Em meio a uma Copa cheia de ótimos jogos, foi um teste de paciência assistir ao péssimo Irã e Nigéria. As limitações técnicas dos dois lados ficaram evidentes no primeiro 0 a 0 do Mundial, e a torcida de Curitiba não perdoou: ecoaram vaias pela Arena da Baixada.

Gol relâmpago e gol no fim

Foto: Carl de Souza/ AFP

Passaram-se apenas 29 segundos de Gana e Estados Unidos para que Dempsey invadisse a área pela esquerda e finalizasse para abrir o placar e marcar o quinto gol mais rápido da história das Copas. Gana chegou a empatar, mas se saiu gol no início, saiu gol no final. Brooks cabeceou para as redes aos 41 do segundo tempo para dar a vitória aos EUA.

A dúvida brasileira

Foto: BRUNO DOMINGOS/MOWA PRESS

Na véspera do segundo jogo brasileiro na Copa, Felipão manteve o mistério sobre a escalação que enfrentará o México. Hulk é a dúvida, após sentir dores no músculo posterior da coxa esquerda. Ramires, Willian e Bernard devem brigar pela vaga se o atacante do Zenit não reunir condições.

Continua depois da publicidade