Uma semana depois de Pequim 2008 mostrar suas cinco mascotes olímpicas, já começaram as falsificações no mercado chinês. Por isso, o Comitê Organizador (Bocog) pediu hoje aos consumidores que não comprem produtos falsificados.

Continua depois da publicidade

O responsável de mercado no Bocog, Tang Yonghong, disse em declarações citadas pelo estatal China Daily que sendo vendidas muitas cópias falsas dos cinco bonecos, sobretudo através da internet.

Tang advertiu que é proibido vender qualquer produto oficial relacionado com as mascotes (Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini) na rede, seja ele autêntico ou falsificado.

Em 12 de novembro, um dia depois da apresentação das mascotes, Pequim 2008 colocou à venda mais de cem objetos com sua imagem, com as quais espera conseguir uma venda recorde de US$ 300 milhões até 2008.

Apesar das advertências do Bocog, em populares sites chineses como Taobao.com (de leilões pela Internet) continua sendo possível adquirir todo tipo de lembranças com a imagem das cinco mascotes, de um conjunto de lapiseiras por US$ 12 a uma coleção de cinco porcelanas por US$ 60.

Continua depois da publicidade

As mascotes de Pequim (um peixe, um urso panda, uma tocha, um antilope tibetano e uma andorinha) simbolizam, entre outras coisas, os cinco anéis olímpicos e os cinco elementos que segundo a tradição chinesa formam o mundo (água, madeira, fogo, terra e ar).