O Governo de Santa Catarina antecipou as informações que estarão no decreto publicado neste sábado (12), no Diário Oficial. No documento, o uso de máscaras deixa de ser obrigatório e se torna uma recomendação no Estado. O decreto é publicado na data em que a pandemia em Santa Catarina completa dois anos.
Continua depois da publicidade
> Onde a máscara ainda é obrigatória em SC? Confira perguntas e respostas
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O documento deixará claro que cada município pode estabelecer regras mais rígidas conforme a realidade local, além da prerrogativa de cada estabelecimento. É o caso da Universidade Federal de Santa Catarina, que por meio de um comunicado divulgado nesta sexta-feira (11) manteve a obrigatoriedade da máscara em todos os ambientes. Mais de 10 municípios desobrigaram o uso do equipamento apenas com o anúncio da data de publicação do decreto do Estado.
Nos hospitais e centros de saúde, conforme regulamentação da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, o uso de máscaras permanece como sendo altamente recomendado e deve ser estimulado, devido ao risco que esses ambientes tem para a transmissão de doenças.
Continua depois da publicidade
Em novembro de 2021, o Governo de SC flexibilizou o uso das máscaras e permitiu o não uso em ambientes abertos. Em janeiro, com o avanço da variante Ômicron e o aumento dos casos ativos da Covid-19, a proteção voltou a ser recomendada em todos os espaços, mas não se tornou obrigatória.
Em 2 de março de 2022, o uso de máscaras em escolas em Santa Catarina deixou de ser obrigatório. A decisão do Governo do Estado gerou controvérsias em meio a baixa vacinação da crianças com menos de 10 anos. Um levantamento da Folha com dados do Ministério da Saúde mostrou que as internações por Covid-19 de crianças com menos de 12 anos no Brasil saltaram de 284 para 2.232 de dezembro a janeiro.
> Blumenau terá vacinação contra Covid-19 nas escolas para reforçar imunização em crianças
De acordo com o Painel do Coronavírus do NSC Total, que é alimentado com dados do Governo do Estado, Santa Catarina registrou 1.644.344 casos confirmados, 9.306 ativos e 21.544 óbitos até esta sexta-feira (11). São 5.558.075 pessoas, cerca de 76,64% dos catarinenses com o esquema primário de vacinação completo, ou seja, com as duas doses. Já a baixa procura por dose de reforço contra a Covid no Estado preocupa, com apenas 1.191.501 pessoas reforçadas, cerca de 34,44% da população.
Leia também
UFSC mantém obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os ambientes
Pacotão de flexibilizações da pandemia em SC vai trazer máscaras e mais mudanças
Denúncia no “Disque 100” contra exigência de vacina na UFSC é arquivada