O motorista de ônibus e empresário Paulo Abreu já perdeu as contas de quantas vezes o pneu furou na SC-412, a rodovia Jorge Lacerda. Com 16 anos de experiência levando estudantes de Blumenau a Itajaí, Paulo diz que precisa fazer ziguezague na pista e reduzir a velocidade para se defender dos buracos que acompanham a viagem. A má conservação da rodovia é a principal crítica do motorista:

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– Já faz 20 anos que esta via foi totalmente recuperada e de lá pra cá só taparam os buracos.

Quem opta pela BR-470 também reclama do estado da rodovia federal. Além de ter cinco dos 15 trechos mais perigosos do Estado, ela passa por obras de duplicação e é a principal rota de caminhões que vêm dos portos em direção ao interior de Santa Catarina.

– Há cada vez mais veículos trafegando no trecho e a estrada não comporta mais. São buracos, caminhões trabalhando e barro na pista em virtude das obras. Ainda tem a imprudência dos motoristas. A rodovia em si já é perigosa e quem faz ficar mais perigosa ainda é o motorista. Se cada um se respeitasse um pouco mais não haveria tanto acidente – comenta o encarregado de tráfego do Executivo Transportes de Blumenau, Renato Serpa.

Às vésperas da temporada de verão, as duas principais rotas que levam ao litoral carecem de condições adequadas para motoristas trafegarem em segurança. O Santa percorreu os dois trechos e conversou com quem pega a estrada toda a semana. O alerta é o mesmo: falta sinalização, há buracos na pista, congestionamento nos perímetros urbanos e imprudência.

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Ao longo do caminho de Blumenau a Itajaí pela SC-412 o que chama a atenção são os buracos no trecho entre Blumenau e Ilhota e a falta de sinalização horizontal. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Blumenau, responsável pela manutenção das rodovias estaduais, a operação tapa-buraco começou no fim de novembro e deve terminar na próxima quarta-feira.

Até esta semana, apenas o asfalto do trecho entre o trevo de acesso a Brusque, em Gaspar, e a ponte em construção havia sido recuperado. A expectativa da SDR é fazer a manutenção até o Centro de Ilhota antes do recesso de fim de ano. Os trabalhos de recuperação devem ser retomados no início de janeiro.

O projeto de revitalização da rodovia está sendo finalizado pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e o investimento seria de R$ 30 milhões, mas não há previsão de encaixe no orçamento junto aos programas do governo federal.

Maquinários devem diminuir no fim de ano

Na BR-470, um dos pontos mais críticos por falta de manutenção no asfalto é o próximo ao acesso à BR-101, em Navegantes. Motoristas também apontam que com as obras de duplicação as pistas acabam ficando com barro e há trânsito intenso de caminhões:

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– Há muitos veículos trabalhando na rodovia e a lama acaba atrapalhando a passagem. Percebo que a pista não é lavada e já vi vários carros desviando do material que cai na pista – conta o encarregado de tráfego do Executivo Transportes de Blumenau, Renato Serpa.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), as empresas contratadas para fazer a duplicação entre Navegantes e Indaial foram orientadas a evitar maquinários nas rodovias no período de aumento de tráfego nas festas de fim de ano. Elas devem entrar em recesso a partir de quarta-feira e retornam as atividades entre os dias 4 e 10 de janeiro. Em relação à manutenção da rodovia, o Dnit afirma que os trabalhos de recuperação do asfalto estão concentrados entre os Km 12 e 63, de Navegantes a Blumenau, e devem ser constantes durante toda a temporada.