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(Foto: NSC Total )

O Big Data resume-se aos dados que são gerados dentro e fora da organização, sejam ele estruturados ou não, e que podem ser gerados por máquinas ou por pessoas. Suas vertentes são conhecidas como “os cinco V’s do Big Data e a partir dos conceitos destas 5 palavras foi que o Big Data foi criado. Embora pareça simples, engana-se quem acredita que estes dados gerados não possuem valor.

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Atualmente as soluções de Big Data estão sendo utilizadas para lidar com um grande volume de dados não-estruturados. Neste quesito, vale um ponto de alerta quando a preparação das empresas para abraçar este mundo de possibilidades. Isso porque o Big Data é grande, ou seja, sua necessidade de armazenamento pode preocupar grandes companhias. Além disso, um dos maiores desafios é não apenas coletar os dados, mas utilizá-los de forma eficiente; Eles devem ser usados para serem úteis, e isso depende de uma curadoria e do interesse da empresa em criar rotinas de análise e a identificação de oportunidades de melhorias a partir deles.

Os cinco V’s do Big Data

Sua variedade pode ser exemplificada desde aos formatos, velocidade, veracidade, valor e volumes gerados e, foi a partir destas características gerais que o termo Big Data foi criado.

Volume

Para o Big Data, a quantidade de dados importa, e muito! Utilizando deste método, você terá que processar grandes volumes de dados não estruturados e que podem ter origem de valor desconhecidos como, por exemplo, feeds das redes sociais, cliques em uma página da web ou em um aplicativo para dispositivos móveis, ou ainda um equipamento habilitado para sensores.

Velocidade

Esta é a taxa mais rápida na qual os dados são recebidos e talvez administrados. Na maioria das vezes, a velocidade mais alta dos dados é transmitida diretamente para a memória, em vez de ser gravada no disco. Algumas ferramentas inteligentes estão habilitadas para operarem em tempo real.

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Veracidade

Em meio a circulação de tantas informações, se faz necessário estabelecer parâmetros para compreender quais os dados que são verídicos e que ainda correspondem ao momento atual. Há uma preocupação latente quanto ao uso de dados desatualizados, pois estes não correspondem mais à realidade e podem guiar a sua empresa à decisões equivocadas.

Variedade

O termo variedade está por fim relacionado aos tipos de dados disponíveis. Os conhecidos como "estruturados" se adequam perfeitamente a um banco de dados comum, porém, devido ao aumento de Big Data, os dados vêm em novos tipos de dados "não estruturados" como, por exemplo, texto, áudio e vídeo. Estes dados não estruturados exigem uma etapa de processamento adicional para que possa ser obtido o significado adequado e a posterior análise das informações.

Valor

O quinto e último desafio ainda vivido pelo Big Data está em definir a abordagem que será feita dessa massa de dados que está circulando. Muito mais do que coletá-los, é importante que a sua empresa tenha em seu time olhos de analistas precisos e que transformarão todas as informações em oportunidades para o seu negócio.

Benefícios do uso do Big Data

Identificação de padrões de público para a criação de serviços direcionados e personalizados;

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Obtenção de respostas mais completas, uma vez que possuem mais informações;

Maior confiança dos dados, ou seja, uma abordagem completamente diferente para lidar com problemas;

Otimização de processos internos devido a automatização de dados e análises;

Gerenciamento de riscos;

Auxilia da tomada de decisões melhores e mais rápidas.

De modo geral, utilizar o Big Data é parte fundamental da gestão estratégica e utilizá-lo como fonte para a sua tomada de decisões faz toda a diferença.