Outro dia, me perguntaram por que no Rio Grande do Sul se chama o dinheiro de pila. É engraçado, por que nunca me passou pela cabeça fazer esta pergunta. Desde que nasci, ouço um pila para cá, dois para lá, e sei do que estão falando, de dinheiro, e sei quanto vale um pila. É um dos nomes pelo qual é referido, coloquialmente, o dinheiro no Rio Grande do Sul. Atualmente, vale um real, mas já valeu um cruzeiro, um cruzeiro novo e outros tantas nomeações.

Continua depois da publicidade

Pois vou tentar contar. Desde que o Brasil é Brasil, sempre houve os coronéis que mandavam e desmandavam na política. No Rio Grande do Sul, também havia, em épocas remotas, os donos da verdade, e num entrevero político, próprio dos gaúchos, prenderam um dos principais deles, o Dr. Raul Pilla, jornalista, advogado e outras tantas coisas do ramo que, dizem, era muito decente e passou para a história.

Com ele preso, foi posto um preço para soltar eminente político. De quanto era a multa? De alguns milhares de réis. Então foram feitas listas de contribuição, e os gaúchos passaram a dizer simplesmente na hora de colaborarem com as listas: um pro Pilla; dois pro Pilla, e assim criaram uma nova moeda que é usada até hoje. E conto para todos vocês que o Dr. Raul Pilla foi solto e continuou como o grande político que todo mundo diz que foi.

Confira as últimas notícias de Joinville e região.

Mas acho que não se fazem mais políticos como antigamente, quando um fio do bigode valia uma assinatura. Estamos assistindo a uma negociata atrás da outra, naquela base do “me dá dez, eu te dou vinte”, ou “se me apoias, arrumo emprego pro teu afilhado”.

Continua depois da publicidade

Se prendessem alguém desta laia, hoje em dia, nenhuma lista de pilas seria feita, porque o povo está cansado, farto, de saco cheio, na mais pura verdade, de todos eles. Então eles, os atuais, criaram um jogo: “quem pode mais, chora menos” e quem tem culpa no cartório, fica quietinho, para ninguém se lembrar dele, porque nesta data não tem ninguém inocente.

E mesmo com o capeta soltinho da silva, eles continuam nas suas poltronas estufadas, ganhando rios de dinheiro e tirando a tranquilidade do povo.