Hoje, me fizeram esta pergunta. Como responder? Vou fazer um desenho: veja uma mulher sentada como uma cigana, com um panelão de sorvete na frente e uma colher de sopa na mão. Captaram o desenho? Pois é assim que eu sinto ser avó, satisfazendo todos os meus sentidos gulosos, amando o que acontece a cada colherada e ficando toda lambuzada.

Continua depois da publicidade

Tenho quatro netas e um bisneto. Sou abençoada e divido o sorvete com elas. Falo muito neste quarteto nas minhas crônicas, nas coisas que fazem, no que conversamos, no que temos em comum. É bem diferente de ter filhos, porque nesta fase ficamos muito angustiadas, mas ter netas é uma recompensa.

Quando Priscilla nasceu, cheguei e disse para o meu chefe: “Nasceu minha primeira neta. Vou tirar uma semana de folga, porque ela mora lá no fim do mundo.” Nem esperei a resposta e fui para a terra mais fria do Paraná, Palmas. Valeu a pena. Ela era linda, toda redondinha, e estava enrolada que nem um charuto, e eu tratei logo de pôr a coitadinha mais à vontade e afrouxei todas as cobertas que enrolavam a criança. Ela chegou a suspirar. Mas Priscilla mora longe, a gente pouco se vê, mas nossa amizade é cheia de cumplicidades, de segredinhos e muito amor.

Ser avó das outras netas é muito mais fácil e foi muito divertido. Acompanhei o crescimento delas, cuidei, dormi com elas e as amei com todo exagero de avó. Não perdi uma apresentação de Thais e Luiza fazendo ginástica ou dançando, e Júlia foi uma ótima aprendiz de artesanato. Tem coisas lindas feitas por ela enfeitando as festas de Natal.

Confira as últimas notícias de Joinville e região.

Continua depois da publicidade

Quando elas eram ainda pequenas, fazíamos a noite da pizza ou do China in Box, e depois dormiam lá em casa. Claro que Júlia não deixava ninguém dormir, porque estava com saudades da mãe dela. Aí Margot vinha buscá-la e as outras ficavam comigo. Que delícia.

Agora não temos mais estes encontros. Elas cresceram, Thais se forma em direito no mês que vem, e Luiza, em educação física no próximo ano. Juju ainda está fazendo força no colégio. E continuo achando que ninguém tem as netas mais lindas e inteligentes que eu. E ainda tenho um bisneto que Priscilla me deu, lindo como ela.

Ser avó, ou vóvi ou vovólis, como elas me chamam, é a glória, e gostaria de tê-las sempre perto de mim. Mas o tempo passa, né? Desejo que todas as quatro sejam muito felizes e consigam tudo que estão se preparando para conseguir.

Que Deus as abençoe sempre.