Rei morto, rei posto. Isto não quer dizer que o morto era bom, nem que o novo será melhor. Era o que dizia a monarquia europeia. Mas se formos adotar o ditado para o ano que passou, 2016, eu diria que já foi tarde. Foi um ano ruim, perverso e não vai deixar boas lembranças para ninguém. Tudo que vinha se anunciando que seria péssimo aconteceu. Então, estamos todos à mercê do quem pode mais, chora menos.

Continua depois da publicidade

Estados falidos, milhões de pessoas desempregadas, chefes de família que não sabem que atitude tomar e uma briga sem tamanho pelo poder. E não é só aqui, voltamos à Idade Média, quando cada país se armava até os dentes e ia atacar o outro. Voltamos a ter campos de refugiados, onde criancinhas morrem de fome e doenças.

O meu Rio Grande do Sul, que sempre foi considerado o celeiro do Brasil, está atolado até o pescoço por falta de administrações sensatas e honestas. Também outros Estados estão pedindo ajuda. Ajuda para quem? Quem se habilita a fazer desta terra, novamente, um gigante pela própria natureza? Os ladrões que já estão presos ou os que ainda não estão? Despertem deste sono profundo!

Confira notícias de Joinville e região.

Então, foi bom que 2016 foi embora para que as coisas não piorem. Pode ser que 2017 traga um líder como a gente quer e aí todos trabalharão juntos, para dar um jeito nesta confusão.

Continua depois da publicidade

Quero um Ano-novo cheio de esperança, de trabalho, de gente que fale a verdade. Quero ver crianças sorrindo, alimentadas, cuidadas. Quero que os direitos dessas crianças e dos velhos saiam do papel e mostrem a que vieram.

Não posso mais abrir o Face e ver corpos no chão mortos por outros corpos que saíram correndo para escapar da punição. Sei que já passou o Natal, mas lembrei de uma música natalina que serve perfeitamente para todos nós cantarmos para o ano que está nascendo: “Quero ver você não chorar, não olhar pra trás, nem se arrepender do que faz. Quero ver o amor nascer, mas se a dor nascer, você resistir e sorrir…”.

É isto, amigos, que lhes desejo neste 2017: muito amor e paz pra você.