Dos tantos mistérios dos times ao longo da semana a presença de Marquinhos esteve entre eles. Joga ou não joga? Começa a partida, entra no decorrer do jogo ou nem vai ficar disponível? Seria o último dele na carreira? M10 leva a atual temporada como a de despedida. Porém, no decorrer da semana companheiros e o técnico Geninho deixaram no ar que pode não ser este o último que o meia vive como jogador.
Continua depois da publicidade
Ainda, o atleta não foi visto entre os jogadores azurras que se concentraram. Para jogos em casa, normalmente são 23 relacionados, mas na véspera do duelo apareceram 22. Em recuperação de pancada no quadril, o ídolo azurra pouco treinou com os companheiros. A principal dúvida, que transcende as envolvidas na partida não será respondida antes do último apito de Marcelo de Lima Henrique.
Com a camisa azurra, Marquinhos acumula 24 clássicos, com sete vitórias, 11 empates e 6 derrotas, com três gols de sua autoria. Seriam estes os números finais em partidas que opõem os dois times de Florianópolis?
Lembramos alguns jogos marcantes do Galego que envolvem a rivalidade entre Avaí e Figueirense, para guardar ou que seriam melhor se fossem esquecidos.
Continua depois da publicidade
Momentos para lembrar
Figueirense 1 x 3 Avaí – 10/8/2013 – Série B
Foi no Orlando Scarpelli o primeiro gol de M10 em clássicos, e naquele dia marcou logo dois. O segundo do Galego foi o mais bonito. Recebeu passe de Eduardo Costa na frente, ajeitou a bola, viu o goleiro no meio do caminho e encobriu Neneca.
Figueirense 0 x 2 Avaí – 30/3/2008 – Catarinense
O jogo ficou conhecido como o Clássico do Créu por causa da comemoração com participação do meio-campista. Foi a forma de extravasar depois do segundo gol, de Bebeto, que encerrou o tabu de 20 anos sem vitória azurra no Scarpelli.
Figueirense 1 x 1 Avaí – 11/3/2018 – Catarinense
Para o torcedor azurra, Marquinhos entrou em campo para arrancar um empate com sabor de vitória. No campo desde os 25 do segundo tempo, ele bateu o escanteio com veneno que terminou em gol contra e festa avaiana como se tivesse sido um triunfo.
Continua depois da publicidade
Momentos para esquecer
Figueirense 1 x 1 Avaí – 11/3/2018 – Catarinense
Para lembrar apenas enquanto em campo. Porque antes de entrar em ação, M10 se envolveu em confusão em que trocou socos com o volante Pereira, do Figueirense. Ele foi punido com quatro jogos de suspensão pelo TJD-SC.
Figueirense 1 x 2 Avaí – 16/2/2014 – Catarinense
Um dos mais tumultuados dos últimos tempos, o clássico teve quatro expulsos. O Galego estava entre eles. O tumulto começou com Eduardo Costa (Avaí) e Everton Santos (Figueirense). Pelas costas, M10 deu um soco no jogador alvinegro.
Grêmio 4 x 0 Figueirense – 19/8/2012 – Campeonato Brasileiro
Esse foi antes do retorno ao Avaí, em que viveu o clássico de outra forma. Depois do gol de André Lima, o último na goleada no Olímpico, então jogador do Grêmio, ele comemora com gesto como se estivesse enterrando o adversário, que foi rebaixado naquele ano.
Continua depois da publicidade
Veja a tabela da Série B do Brasileiro
Mais notícias do Avaí