A mudança de técnico no Avaí após a sétima partida da temporada não aconteceu apenas pela falta de resultados. Segundo o gerente de futebol, Marquinhos Santos, e o coordenador, Diogo Fernandes, outros motivos levaram à saída de Augusto Inácio. O tema foi tratado na entrevista coletiva de apresentação do novo treinador, Rodrigo Santana.
Continua depois da publicidade
— Quando se troca de comando do jeito que trocamos é uma derrota para todos. Quem sofre é o Avaí Futebol Clube, não o Marquinhos, o presidente ou o Diogo. A troca não foi apenas por resultado. Foi por conteúdo, vestiário, relacionamento. Teve várias situações que ocorreram. Achamos que não estava viável e não teria uma situação vitoriosa pela frente — afirma o gerente Marquinhos Santos.
Augusto Inácio foi demitido após a eliminação do Avaí na primeira fase da Copa do Brasil em derrota por 2 a 0 diante da Ferroviária-SP. Além da queda precoce, que não ocorria nesta etapa da competição há 20 anos, o clube acumulava quatro derrotas em sete jogos. Conforme os dirigentes avaianos, no entanto, outros aspectos pesaram na saída.
— Na gestão do presidente todos os treinadores que saíram solicitaram, não houve demissão, este foi o primeiro fato. Na base a última demissão foi em 2013. Foi pelo trabalho que tivemos que fazer a troca. Não trocamos o Inácio por questão de resultados. O principal motivo foi o desenvolvimento do trabalho, que não estava contemplando o que havia sido combinado com o profissional — pontua o coordenador Diogo Fernandes.

Apresentado oficialmente pelo clube, Rodrigo Santana foi o primeiro técnico procurado pelo Avaí para a substituição. A informação foi publicada pelo colunista Rodrigo Faraco logo após a confirmação da saída de Augusto Inácio. Com boas referências encontradas pelos dirigentes avaianos, o profissional chegou a Florianópolis no dia seguinte.
Continua depois da publicidade
— Um cara que a gente pesquisou bastante. Fizemos algumas ligações para sabermos sobre o trabalho e a pessoa do Rodrigo. As pessoas falaram muito bem dele. Que possamos, de uma vez por todas, tê-lo como treinador o ano todo com sucesso, vitórias e conquistas — projeta Marquinhos.
O novo técnico azurra dispõe de duas semanas de trabalho antes da estreia pelo clube. O Avaí volta ao gramado pelo Campeonato Catarinense em 02/03, diante do Tubarão, no Estádio Domingos Silveira Gonzales. O Leão da Ilha é o terceiro colocado do estadual, com dez pontos, faltando três rodadas para o término da primeira fase da competição.