Terceiro colocado no Campeonato da Fórmula-1 deste ano, Mark Webber não faz mais parte da categoria oficialmente. A sua equipe na F-1, a Red Bull, liberou o piloto australiano e permitiu que ele já fizesse os primeiros testes na Porsche, equipe com a qual vai disputar no próximo ano o Mundial de Endurance, competição de carros de turismo e esportivos.
Continua depois da publicidade
Após 12 anos correndo na Fórmula-1, Webber, de 37 anos, realizou esta semana, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portugal, testes com o carro que a Porsche utilizará na divisão LMP1 do Mundial de Endurance.
Inicialmente, o australiano poderia praticar com a Porsche apenas em 2014, uma vez que ainda possui contrato na F-1 até o fim do ano. A Red Bull, porém, antecipou a liberação do piloto, que exaltou seus primeiros passos com a Porsche.
– Meu primeiro dia neste porjeto fascinante foi de intensas experiências para mim. É um passo importante para todos nós. Permite que eu me integre com a equipe e contribua no desenvolvimento do carro LMP1 – analisou Webber.
O piloto australiano é um dos quatro já confirmados pela Porsche para compartilhar os dois carros da equipe na temporada – ao todo, serão seis pilotos, sendo três em cada carro. Além de Webber, o alemão Timo Bernhard, o francês Romain Dumas e o suíço Neel Jani são os outros assegurados na equipe.
Continua depois da publicidade
Os outros dois pilotos da equipe ainda são esperados, mas podem ser confirmados já neste fim de semana. Em 2013, o título do Mundial de Endurance na classe LMP1, composto por oito etapas, ficou com a equipe Audi, que venceu com os pilotos Allan McNish, Tom Kristensen e Loic Duval.