Ser uma das mulheres mais poderosas do mundo, definitivamente não é para qualquer uma. Mas é para Marissa Mayer. A norte-americana de 37 anos começou a trabalhar no Google em 1999. Com apenas 24 anos, recém-saída da Universidade de Stanford, ela foi a 20ª contratada e a primeira engenheira mulher da equipe. Dois anos depois, assumiu o posto de vice-presidente de produtos. Em junho do ano passado, tornou-se a mais jovem integrante do comitê executivo da empresa. Porém, mesmo diante da carreira meteórica, Marissa não se contentou. Diante do parecia ser seu ápice, não conseguiu recusar a oferta para comandar o Yahoo.
Continua depois da publicidade
Agora, pouco mais de sete meses à frente da companhia, ela tem alcançado sucesso na difícil missão de ressuscitá-la, reposicionando os serviços e a marca no mercado digital. Missão dada, missão cumprida. No final de 2012, o lucro líquido da empresa foi quase quatro vezes maior do que no ano anterior.
Como não poderia deixar de ser, como CEO, ela tem imprimido características tipicamente femininas à sua administração, tendo um cuidado especial com a gestão de pessoas. Uma de suas medidas, por exemplo, foi instituir o lanche gratuito na cantina para levantar o ânimo dos funcionários.
Mas atos assim não impedem que essa mulher demonstre uma coragem e um poder de decisão que comumente não são associados a características femininas. Exemplos? Marissa anunciou a sua saída do Google e foi para o Yahoo! no dia seguinte, sendo a quinta pessoa a assumir o cargo em pouco menos de um ano. Quer mais? Quando decidiu fazer isso, ela estava grávida de seis meses e, 15 dias depois de dar à luz um menino, voltou ao trabalho.
Continua depois da publicidade